domingo, 29 de junho de 2008

Introdução à Eucaristia de abertura solene do ano Paulino

Chamo-me Paulo.
Sou apóstolo do Senhor Jesus, depois de ter nascido cristão como um aborto.
Nasci judeu na cidade de Tarso da Cilícia;
mas fui instruído em Jerusalém aos pés de Gamaliel.

Fui educado no rigor da Lei e era cheio de zelo pelas coisas de Deus.
Na minha juventude julguei ser meu dever opor-me ao nome de Jesus Cristo.
Em Jerusalém e em muitos outros lugares persegui os cristãos.
Prendi numerosos santos e consenti no martírio de todos,
também no de Estêvão que tinha sido meu companheiro de escola!

Fui um perseguidor furioso, até mesmo em cidades estrangeiras.
Numa dessas perseguições, a caminho de Damasco, Cristo alcançou-me
por volta do meio dia e envolveu-me numa luz intensa vinda do céu.
Quando me levantei nada via e para entrar na cidade
tive de ser amparado pelos meus companheiros.

Ali recebi o Baptismo das mãos de Ananias.
Depois retirei-me para o deserto onde afeiçoei a minha alma à Palavra de Jesus,
que me considerou digno de evangelizar e me pôr ao Seu serviço.
E se antes fora blasfemo, perseguidor e violento
agora era pastor manso, e solícito; e missionário ardente e incansável pela Igreja.

Eu que fora lobo feroz, era agora pregoeiro de Cristo entre as Nações.
Por isso sofri fome, sede e nudez; fui esbofeteado e andei errante;
cansei-me a trabalhar porque me fiz servo de todos.

Com os fracos fui fraco; fui tudo para todos para salvar a alguns.
Tudo fiz por causa do Evangelho!

Estive muitas vezes em perigo de morte.
Cinco vezes recebi dos Judeus os 40 açoites menos um.
Três vezes fui flagelado com vergastadas. Uma vez fui apedrejado.
Naufraguei três vezes, e passei uma noite e um dia inteiro no alto mar…

A minha preocupação foi sempre a solicitude pelas Igrejas!
Acorrentado, acabei a vida em Roma, como prisioneiro no Senhor!
E é assim que vos exorto a proceder de modo digno do chamamento cristão.
Porque nós somos filhos de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé.

Por fim o tempo da minha partida chegou.
Eu combati o bom combate, concluíra a minha carreira, guardara a fé!

Eu, Paulo, Apóstolo, peço-vos para vos esquecerdes do que fica para trás,
E a lançar-vos para o que vem à frente!
Correi em direcção à meta, para o prémio que Deus tem para vos dar!

Com toda a convicção vos exorto a proclamar a Palavra!
A insistir a propósito e fora de propósito!
A anunciar com toda a paciência e doutrina!
A argumentar e a exortar,
nestes tempos em que aos homens custa ouvir a sã doutrina.

Na minha oração de missionário em casa do Pai lembro-me de vós,
e por vós dou graças ao Senhor,
pela vossa participação alegre no anúncio do Evangelho.
Quero e estimo que o vosso amor aumente sempre mais e mais;
e sempre mais seja honrada e louvada a Santíssima Trindade.
Ámen!

Sem comentários: