sexta-feira, 20 de junho de 2008

A primeira missa

Celebrou-se no dia de hoje, 20 de Junho de há 361 anos, a Primeira Missa nesta Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Viana do Castelo.
A Nossa Santa Madre Teresa de Jesus ao fundar juntamente com São João da Cruz Carmos e Carmelos, quis que brotassem jardins e pombais donde antes haviam searas e cardos, a fim de que depois subissem ao Céu vozes e hinos que louvassem a Deus Nosso Senhor. Se nuns lugares Ele era muito ultrajado, noutros haveria de ser muito louvado. E assim foi, e assim é. Qualquer casa de Teresa e de João são lugares onde Deus se sente bem em convívio com os seus filhos.
Demos graças ao Senhor, que em Viana do Castelo nos deu um átrio onde pudéssemos repousar dos males do tempo e um rio remansoso em cujas águas límpidas e frescas nos pudéssemos refrescar.
Olhamos para trás e contemplamos a nuvem dos que aqui se santificaram: Sacerdotes, Religiosos, Terceiros, devotos de Nossa Senhora do Carmo e do Escapulário, Bispos e Padres e muitos outros de muitas outras cores. Damos graças ao Senhor que aqui nos chamou a alimentar o rio da sua graça, que saindo do altar se dirige pela porta ao encontro dos que vivem na Cidade.

Sem comentários: