segunda-feira, 21 de julho de 2008

Um concerto haaaaammmmm!

Há coisas que só se aprendem se passarmos por elas. A Márcia — é só assim que a conheço — é missionária. À primeira vista não parece, mas vistas as coisas com calma vê-se logo que é. Ora, nos oito meses que passou em terras de missão descobriu que as comunidades indígenas queimam o matagal em volta das casas para evitar convívios indesejados com as cobras. Um dia em que o fizeram, fizeram-no tão eficazmente que as cobras fugiram todas e se refugiaram na casa dos ingénuos branquelas!
Bem, a Márcia ainda não sabe contar direito e com as letras todas esta experiência radical de abrir a portar e ver tantos amigos e amigas à espera! E quando a convidei a relatar alto e para muitos ela ainda não conseguiu dizer nada; ao microfone disse só: haaaaammmmm! Haaaaaaaaammmmmm! E seria preciso dizer mais?
Lembrei-me desta história durante o concerto de música coral com que a nossa Comunidade foi brindada no passado Sábado. Era para comemorar os 390 anos da fundação da vida comunitária carmelitana em Viana do Castelo. E foi bem comemorado! De Excelência! Outras coisas surgirão, como já sucederam outras!
Mas este concerto foi de… haaaaammmmm!
O mérito todo foi do Orfeão de Vila Praia de Âncora e do Polifónico de Viana do Castelo e dos Maestros Francisco Presa e Samuel Santos! Parabéns para ambos e em especial para o Orfeão de Vila Praia de Âncora que se encontra a celebrar os 50 anos de fundação.
Ao Frei João Costa, Prior da Comunidade, no acto de agradecimento saiu do coração um sincero agradecimento com todas as letras, mas a experiência foi tão intensa que o verdadeiro agradecimento não deveria conter as letras todas. Deveria ter soado assim: — Mtssm brgd! (Muitíssimo Obrigado!)
A história da Mártic termina com ela a querere regressar para a terras das cobras. E nós a voltarmos a subir aos céus elevados por tão bela experiência estética e religiosa! De prazer contempaltivo!
Haaaaaaaaammmmmm! Mtssm brgd!

Sem comentários: