sábado, 20 de setembro de 2008

Definitório Extraordinário (II)

Completa-se a notícia sobre o Definitório Geral Extraordinário, reunido na Ilha de Madagáscar. É a segunda parte.
No dia 17, tendo terminado o estudo do documento «Para vós nasci», passou-se à apresentação de relatórios.
O Ecónomo Geral deu conta da necessidade de ajudar a economia central, a fim de que esta responda aos desafios de expansão da Ordem, apoio os grandes centros de formação carmelitana: faculdade de Teologia, Teresianum; Instituto de Espiritualidade de Ávila e o Colégio Internacional de São João da Cruz de Roma.
O Padre Geral informou a assembleia sobre os congressos celebrados na Ordem: um sobre história, já acontecido; outro sobre liturgia, a acontecer brevemente.
O P. Flávio Calói falou sobre o convento Stella Maris, que é a nossa presença no Monte Carmeli. O Estado de Israel impôs à Ordem, durante sete anos, um sem fim de negociações a que a Ordem respondeu com desenvoltura e pôde assim preservar a propriedade do nosso berço. Alargou depois a referência aos outros conventos em Israel; se é certo que existem três conventos Carmelitas na terra de Jesus, também é certo que faltam vocações que possam dar continuidade à nossa presença na Terra Santa.
Depois, referindo-se aos dois conventos do Egipto relevou a grande projecção da Ordem ao nível da assistência social, e a reforço sustentado em vocações jovens.
Na segunda reunião da tarde leram-se os relatórios elaborados pela comunidade formativa do Colégio Internacional de São João da Cruz de Roma;
o relatório do Reitor do Teresianum – Faculdade de Teologia.
No último dia de trabalho, dia 18, expôs-se o relatório sobre a nossa presença a nível mais global, com especial incidência uma Índia. Sente-se ali, naquele território imenso como um continente, o trabalho de toda a Ordem, porque são muitos os missionários Carmelitas que lá trabalham, apoiados pela Governo Geral da Ordem.
O P. Pedro Zubieta, canonista, informou o Definitório sobre a proposta de actualização das nossas leis.
Seguiu-se a exposição do P. Aloisius Deeney que informou sobre a nova Ratio da Ordem Secular. E deixou este dado: Sessenta por cento Ordem Secular encontra-se situado nos EUA, México, Índia, Coreia do Sul e Filipinas.
Por fim, o P. Stephen Watson leu o relatório sobre o Langata College, no Quénia, uma instituição que promove a nossa espiritualidade por toda a África anglófona.
O Definitório terminou com a celebração da Missa Votiva de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Padre Geral na manhã do dia 19.

Sem comentários: