segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Eucaristia de Compromisso

Este dia teve 50 horas! (II)

Depois da Abertura seguiu-se a celebração da Eucaristia de Compromisso, presidida pelo Prior da Comunidade Frei João Costa e concelebrada pelos outros religiosos. Depois do Evangelho os ministros que se dedicam mais proximamente ao cuidado pastoral desta Igreja do Carmo foram solicitados a renovar o seu compromisso de serviço à Comunidade por mais um ano. Assim Deus os ajude e a Virgem os ampare.
Após terem manifestado a sua disponibilidade, de pé e com a mão sobre o coração anuíram ao compromisso que uma menina de dez anos, a Patrícia Cabeça, leu em voz alta.
Seguiu-se a homilia, que pode ser lida noutro lugar dentro de dias, mas que foi proferida apoiada em dois pilares: ninguém caminhe sozinho (para caminhar de bem em melhor), e a resposta à pergunta Onde está o teu irmão? Faz parte do desassossego do nosso acreditar.
No ofertório o João Ramos e o Hugo Soares apresentaram um quadro de São Paulo, que desvelaram e justificaram como adesão de serviço à beleza pastoral da Comunidade. Em outro lugar aparece o texto oblativo do João e mais tarde haverá nova versão mais alargada.

Sem comentários: