sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Exemplo de santidade dos pais de Santa Teresinha! (2)

Ambos desejam ser santos e vivem com fidelidade as suas obrigações de estado, exercendo o seu trabalho e dando o melhor de si para a educação de seus filhos. Se se pensa em beatificá-los como casal no próximo domingo, é porque a heroicidade de suas virtudes foi reconhecida em ambos. O Papa João Paulo II já reconheceu oficialmente essa heroicidade.
Esta santidade foi particularmente manifestada através das provações. O casal Martin viveu o abandono à Providência, principalmente quando a conjuntura económica não favorecia os negócios. E, embora, no geral, tenham vivido em boa situação financeira, jamais se deixaram envaidecer por isso. Célia, numa das suas cartas, afirma que «a prosperidade constante afasta de Deus».
Eles experimentaram ainda a provação de perder dois filhos e duas filhas ainda bébés. Célia angustiar-se-á tanto com estes episódios, que só encontrará consolo na oração. Desde 1864, começará a sentir os sintomas do cancro de mama, que a levará à morte 1877. Assumirá com coragem a sua doença e dedicar-se-á aos filhos e ao trabalho até o fim. Ela deseja apenas viver o instante presente, que é onde Deus se revela, dando-nos uma lição de confiança: «Eu me resigno a todos os acontecimentos adversos que me vêm ou que me podem vir. Eu penso: foi Deus quem quis assim! E não penso mais nisso!». Dez dias antes de morrer ela escreve a seu irmão: «Que querem vocês?, se a Santa Virgem não me cura… É sinal que o meu tempo chegou e o Bom Deus quer que eu repouse noutro lugar e não sobre a terra».
Célia morreu com 46 anos, no dia 28 de Agosto de 1877. Teresa tem apenas quatro anos e meio.
Após a morte de Célia, Luís muda-se para Lisieux, atendendo ao convite de seu cunhado Isidore Guérin, instalando-se com as cinco filhas na casa Buissonnets. Assiste feliz ao ingresso de todas as suas filhas na vida religiosa. Vive feliz, consciente de todas as graças que recebeu do Senhor. Um dia revela às filhas que costuma fazer a seguinte oração: «Senhor, é demais! Sim, sou muito feliz. Mas não é possível ir ao céu desta maneira. É preciso que eu sofra um pouco por vós». E oferece-se ao Senhor. Pouco tempo depois ele experimenta a terrível humilhação da doença mental, consequência de uma arteriosclerose. É internado em Caen, no hospital Bom Salvador, onde se tratam os loucos. Grande provação para ele e para as suas filhas. Teresinha, a respeito dessa enfermidade, escreverá: «Os três anos do martírio de meu pai pareceram-me os mais amáveis, os mais frutuosos de toda nossa vida. Eu não os trocaria por todos os êxtases e as revelações dos santos!».
A beatificação de Luís e Célia Martin não é por serem pais de uma santa. Mas porque foram cristãos normais, vivendo no mundo. O seu exemplo mostra que a santidade não é um ideal inacessível, mesmo para pessoas casadas, tendo obrigações e responsabilidade de família, comprometidas nos trabalhos comerciais, etc. Ao cumprir no dia a dia o seu dever de estado, eles acolheram simplesmente a vontade de Deus para eles. Não há, nesta simplicidade, como que uma amostra grátis da “pequena via” descoberta por sua filha?

Sem comentários: