terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Vida de S. Teresa de Jesus

Teresa de Cepeda e Ahumada y Cepeda nasceu na Espanha, na cidade de Ávila, cidade dos cavaleiros, no ano de 1515. Tinha muitos irmãos, e a sua educação sempre foi esmerada e muito sólida nas virtudes cristãs. Desde criança gostava muito de brincar fazendo de freira com seus irmãos, especialmente com Rodrigo, sendo que para isso chegavam a construir pequenos oratórios e mosteiros. Certa vez fugiu com Rodrigo, ligeiramente mais velho, com o desejo de ser martirizada pelos mouros, pois ouvira dizer que os mártires têm lugar garantido no céu. Graças a um tio, que os encontrou logo à saída de Ávila, esse projecto não foi levado adiante.
Aos vinte anos, Teresa ingressou no Mosteiro Carmelita da Encarnação. Como era de costume na época, a sua vida era muito apegada às criaturas, conversas de mexericos sem propósito. Era também muito apegada aos amigos e à família. Percebendo que esse não era o centro da vida religiosa, Teresa esforçava-se por melhorar, sem nunca obter sucesso. Após dezanove anos de luta contra si mesma, dois acontecimentos levaram à sua conversão: a leitura do livro As Confissões, de Santo Agostinho, e uma visão duma imagem de Cristo chagado, diante da qual Teresa se ajoelha e jura que só se levantará quando estiver convertida.
Daí em diante, ela deixa de lado tudo aquilo que considera superficial, e dedica-se totalmente à oração. Percebendo que o mosteiro onde vivia era grande demais, e por isso facilitava as distracções, Teresa sente necessidade de fundar um novo convento. Mais pequeno e familiar. Assim, no dia 24 de Agosto de 1562, Teresa funda o Convento São José, também em Ávila, juntamente com um punhado de irmãs que a acompanhavam. É nesse dia que passa a chamar-se Teresa de Jesus.
Nascia assim a Ordem dos Carmelitas Descalços.
Muitas pessoas, inclusivé muitos frades e monjas, não entenderam a sua obra, e por isso Teresa passou por muitas tribulações, perseguições e dificuldades. Mas com o tempo as coisas esclareceram-se, e ela conseguiu também a autorização para fundar dois convento de frades, o que aconteceu em Duruelo, a 28 de Novembro de 1567.
Ao longo de sua vida, Teresa escreveu muitos livros, que são até hoje um grande tesouro da literatura espiritual. Além dos livros, também ficaram conservadas muitas de suas cartas, nas quais podemos aprender muito sobre a vida quotidiana dos mosteiros, e também muitos conselhos sobre dificuldades diversas encontradas pelas suas irmãs.
Teresa faleceu em 1582, em Medina del Campo, num convento fundado por ela. Ainda em vida era reconhecida como santa, e foi canonizada cerca de 40 anos após sua morte. A sua herança espiritual é tão importante para a Igreja, que em 1970 o Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de Doutora da Igreja.

ORAÇÃO
Santa Madre Teresa de Jesus,
que soubeste dar gosto a todos quando vivias no mundo,
sendo por isso muito querida de quantos te conheceram,
agora que vives no céu tu nos favoreces com maior razão.
Por isso te pedimos confiantes:
que saibamos aproveitar a tua doutrina,
para desejar os bens celestiais
e desprezar o que nos pode apartar do bem,
vivendo como tu viveste,
purificados pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Hoje celebramos uma Vigília de Oração, pelas 20:30, na nossa Igreja do Carmo de Viana do Castelo.

Sem comentários: