quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Dia dos Consagrados especiais

A diocese de Viana do Castelo está a viver a sua Semana. Hoje foi o dia dos Religiosos e Religiosas.
Foi assim que, em dia de Festa no Carmo, Festa do Beato Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, se reuniram em nossa Casa os «Consagrados especiais» — terminologia do nosso Bispo que se fundamenta na flor da farinha de teologia da Vida Religiosa — desta Diocese. Assim se dava cumprimento uma das alíneas que estruturam e animam a Semana da Diocese, que está a decorrer — reunir o pequeno resto do Povo de Deus que são os Religiosos e Religiosas.
Poucas coisas animam mais o coração do nosso Bispo para além desta que é ver, rezar, reflectir e cantar com estes Consagrado especiais que complementam o rosto e o corpo da Igreja.
Éramos quase cinquenta, de várias comunidades, Institutos e latitudes da Diocese. Primeiro vimos um ppt dedicado ao tema O Espírito chama para a missão. Depois abriu-se o diálogo. Seguiu-se a apresentação de uma quase mão cheia de ppt sobre as várias sensibilidades espirituais da VR na Diocese. Terminamos com mais um ppt sobre a Carta de São Paulo aos Romanos, umas palavras do sr, Pe Adélio, Vigário Episcopal para a Vida Religiosa, e a concluir a palavra do sr. D. José Augusto.
A noite terminou à volta da mesa do refeitório e dumas chávenas de chá que nos animaram a enfrentar o frio e a chuva pelos quais haveria de passar a maioria antes de chegar a casa.
E assim foi. Esta já está. Venha a próxima.

Sem comentários: