segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Promessa de um dia destes revisitar a “minha” casa

Olá Estimados Amigos:
Certamente me perdoarão tanta familiaridade, mas não teria forma mais verdadeira de iniciar esta missiva, dirigida àqueles que mantêm viva aquela que foi a “minha” casa, durante oito anos da minha vida. Quem vos dirige estas palavras é o Paulo Mimoso, que certamente recordarão, até porque conviveu convosco durante um parte significativa da sua ainda, na época, tenra idade. Posso hoje, com 36 anos, afirmar, orgulhosamente, que passei um quarto da minha vida no Seminário do Carmo (Viana do Castelo e Braga). Esta afirmação é feita na convicção de que foram anos fundamentais (dos 10 aos 18 anos) para o definir do meu carácter como homem. Guio-me, ainda hoje, por alguns princípios morais que me foram incutidos nessa fascinante experiência de vida que o Carmo me proporcionou. (Bem! Nem tudo foram rosas, especialmente aquelas sempre recorrentes e perturbantes saudadezinhas dos papás, das manas e da Seara)
Fiquei muito satisfeito por ter descoberto no Site do Carmelo (site que normalmente visito) o Blog “Chama do Carmo”, que nos aproxima da realidade actual do Carmo de Viana do Castelo e dos seus eméritos “moradores”, pessoas que ainda recordo com muita estima, e se me permitem, até porque foram pessoas com quem privei de muito próximo, envio um forte abraço ao Padre Carlos (O meu eterno Mestre), ao Padre Caetano (Amigo com quem conversava frequentemente), ao Padre João Costa (Colega mais velho) e ao Irmão Domingos (o Guardião do Templo).
Deixa-me feliz perceber, que o Carmo de Viana se mantém vivo e pujante na sua relação com a comunidade vianense, através do GAF, iniciativa meritória, que revela a preocupação social dos Carmelitas. É pena que hoje as vocações sejam muito menos que as que existiam a alguns anos atrás, e que o número de futuros frades carmelitas seja diminuto (corrijam-me se estiver enganado), mas parece-me que o Carmo soube dar um passo essencial, com a criação do GAF, para sustentar a verdadeira razão da sua existência: a palavra de Deus ao serviço da comunidade, um Deus vivo, comunicante e, o mais importante, actuante. Bem hajam por isso! A sociedade precisa de pessoas com a vossa dimensão humana.
Não querendo abusar da vossa paciência, deixava um pedido em relação ao Blog “Chama do Carmo”, incluam nela um pequeno espaço com histórias de antigos seminaristas e porque não, até porque certamente possuem um acerbo razoável, colocarem no blog fotografias dos velhos tempos. Pensem nisso.
Endereço a todos vós um forte abraço, com a promessa de um dia destes revisitar a “minha” casa e os meus Amigos, até porque não é de boa educação comunicar através de E-mail, quando a distância que nos separa são uns insignificantes 20 Kms. Mas, também não deixa de ser verdade que a distância de Viana à Seara é o mesmo! Por isso, quando por cá passarem sabem bem onde me encontrar.
Um abraço e até breve,
Paulo Mimoso

Sem comentários: