segunda-feira, 30 de março de 2009

Rumo à Canonização (I)

D. NUNO ÁLVARES PEREIRA E O CASTELO DE NEIVA (I)

Segundo reza a história, pressupõe-se que o castelo de Neiva tenha sido uma construção medieval, não se conhecendo com exactidão as suas origens. Alguns historiadores têm chegado à conclusão, que ele teria sido construído para defender o vizinho convento e Mosteiro de S. Romão de Neiva, suas terras, suas gentes das investidas mouriscas ou das incursões piratas do século IX ou X, a exemplo de castelo de Guimarães edificado no século X, com a finalidade de defender o mosteiro e o burgo locais, por iniciativa da condessa D. Mumadona.
É possível que a construção do castelo de Neiva, venha já do tempo do conde D. Henrique, mas a informação que nos parece mais válida é a data de 1127tendo sido algum tempo depois cabeça administrativa e judicial da vasta zona das Terras de Neiva, que reunia em seu torno 54 freguesias, 11coutos e 7 conventos. Foi em 1127, altura em que o futuro rei de Portugal, Afonso Henriques o conquistou à sua mãe juntamente com o castelo de faria nas proximidades de Barcelos que lhe viria a dar apoio, mas foi principalmente o castelo de Neiva, quem desempenhou um papel importante na preparação da batalha de S. Mamede próximo a Guimarães e, 1128.
O castelo de Neiva, tal como outros espalhados pelo Alto Minho, diz Ferreira de Almeida, tinham uma grande densidade e uma significação de mais alta importância e considerados como os mais característicos da Idade Média.
As funções do castelo eram multiformes, nelas se encontravam o refúgio e defesa, administração e justiça, funções essas que viriam a desaparecer no reinado de D. João I em 1385 com a reorganização administrativa do território, em que as freguesias pertencentes ao julgado de Neiva ficaram a depender de novos centros administrativos.
Sabe-se por outro lado, que o castelo de Neiva, terá caído em decadência de forma que o D. Fernando rei de Portugal o mandou reconstruir em 1373.
Em 1385, o reino de Portugal entra em crise com a morte de D. Fernando e nessa altura candidata-se ao trono de Portugal, o rei de Castela, casado com D. Beatriz, filha única de D. Fernando e muitos nobres apoiados por várias fortalezas tomaram o seu partido, entre essas fortalezas se contava o castelo de Neiva pela voz do seu alcaide, Álvaro Gomes Bacelar.
(Continua)
António Lousa Barbosa

Sem comentários: