quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Zapatero lê Santa Teresa de Jesus

Ao que parece os nossos vizinhos peninsulares ficaram surpreendidos com o seu Primeiro Ministro. E não foi para menos! Então não é que José Luis Zapatero, num entrevista de 25 de Setembro, ao Diario de Avila confirmou que lê a teoria económica da Santa?
Zapatero tem à cabeceira o livro de José Antonio Álvarez Vásquez: Teresa de Jesús y la economía del siglo XVI. E é aí que tem lido tudo o que diz respeito à visão da Santa sobre os «dinheiros e negócios». Ali pode o Presidente Zapatero descobrir «os ensinamentos teresianos sobre o bom uso dos dinheiros», algo em que ela, fundadora de tantos conventos, era muito entendida, tendo ensinado várias gerações de Carmelitas a controlar as entradas e as saídas.
Mas as declarações não se ficaram por aqui. O Presidente do Governo espanhol declarou mais. Disse ter tirado bons apontamentos das recomendações de S. Teresa, que logo «fez chegar à sua Ministra da Economia, Elena Salgado, especialmente aquelas ensinamentoss em que a Santa recomenda que só se deva gastar aquilo que se tem.»
Ora aqui está uma notícia pitoresca. Surpreende é certo, mas o que é certo é que Zapatero podia aprender muito mais de Santa Teresa que economia e finanças. E se ela sabia muito mais!
Bem sei eu quem no Céu está hoje a sorrir.

Sem comentários: