segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mastigar a Bíblia


Para alguma coisa há-de servir ler jornais. Hoje valeu-me conhecer (ouvir falar de Erri di Luca, escritor italiano contemporâneo) Não tem fé, mas lê todos os dias, pela manhã, a Bíblia. Para abrir a dureza do crâneo. É capaz de ter razão. Aqui fica um excerto da entrevista que deu à Ipsilon de 6 de Novembro:

É verdade que começa o dia lendo versículos da Bíblia «para que o dia tenha um fio condutor»?
Acordo todos os dias estudando o hebraico antigo. Não sou crente. Tenho necessidade disso para despertar, como algo que acompanha o café, para forçar a caixa fechada do meu crânio.

Mas o hebraico da Bíblia ou de outros livros?
O hebraico antigo da Bíblia.

Porquê esse fascínio pelo texto bíblico?
Porque aquele é o formato original do qual descende toda a nossa civilização religiosa. Para mim aquele é um texto obrigatório. E aproveito de maneira escandalosa do facto de só eu o conhecer. E de poder desmascarar todas as traduções péssimas, ruins e mal intencionadas. Aproveito o talento que tenho, mas o texto deveria ser conhecido por todos.

É nesse sentido que fala da Bíblia como um caroço de azeitona?Sim. As palavras que lia de manhã, quando trabalhava como operário, tinha-as como companhia para todos o resto do dia. Remastigava-as no trabalho das obras e fazia como se fosse um caroço de azeitona que me ficava na boca.

Quando fala de caroço de azeitona quer dizer que a Bíblia é, como dizem os cristãos, um alimento?Um aperitivo.

Já traduziu vários livros da Bíblia, escreveu «Em Nome da Mãe», uma das mais belas narrativas ficcionadas do nascimento de Jesus. Há um livro ou uma personagem da Bíblia de que mais gosta?
José. Nenhum dos evangelhos diz que era velho, podemos imaginá-lo jovem, belo e enamorado.
O seu nome vem do verbo hebraico yasaf, que quer dizer acrescentar. Yosef, à letra, é aquele que acrescenta. E o que acrescenta ele? Para já, a sua fé. Ele acredita na versão da sua noiva, grávida mas não dele. Acrescenta a sua fé à fé da rapariga que tinha acolhido aquela notícia.
Acrescenta-se ainda como esposo daquela rapariga, impedindo assim a condenação à morte, porque ela, perante a lei, era adúltera. E acrescenta-se enquanto segundo pai daquela estranha criatura aparecida no meio deles. Jesus, Yeshu em hebraico. Ele contribui e muito para esta história. No evangelho não é tido em conta mas nesses nove meses deu um contributo enorme.

Sem comentários: