domingo, 27 de dezembro de 2009

Não nos faltar contar o Natal?

Não nos falta contar o Natal? Hoje é o dia da família cristã que encontra o seu modelo na de Jesus, Maria e José. Pergunto-me que saberão os nossos filhos do Natal. Para ilustrar a minha inquietação aqui fica uma história. Lá que ajuda a reflectir, isso ajuda. Experiemente ler:

Conta-se que o grande Rabbi Israel Baal Shem-Tov, ao ver a desgraça a ameaçar os judeus, costumava dirigir-se a um determinado lugar na floresta para meditar. Quando lá chegava, acendia uma luz e dizia uma oração apropriada; o milagre realizava-se e a desgraça afastava-se. Mais tarde, quando a desgraça voltava a ameaçar, o seu célebre discípulo, Magid de Mezeritch, dirigia-se para o mesmo lugar, na floresta, e dizia: «Senhor do universo, escuta! Não sei acender a luz, mas ainda sou capaz de dizer a oração». E o milagre realizava-se outra vez. Mais tarde ainda, Rabbi Moshe-Leib de Sassov, para salvar uma vez mais o seu povo, dirigia-se para a floresta e dizia: «Não sei acender a luz, não sei a oração, mas sei o lugar e isto será suficiente». Era suficiente, e o milagre voltava a realizar-se.
Aconteceu depois vir a desgraça sobre Rabbi Israel de Rizhin. Este sentou-se na sua cadeira de braços, pôs a cabeça entre as mãos, e falou a Deus: «Já nem sequer sei encontrar o lugar na floresta. Tudo o que posso fazer é contar a história, e isto deve ser suficiente».
E era suficiente.
Elie Wiesel, em As portas da floresta.

Sem comentários: