sábado, 12 de dezembro de 2009

Que havemos de fazer?

1. Hoje, precisamente hoje, procurarei viver o presente, sem querer resolver todos os problemas da minha vida, inteiramente e de uma só vez!

2. Hoje, precisamente hoje, terei o máximo cuidado pelo meu aspecto: vestirei com sobriedade; não levantarei a voz; serei gentil nos modos; a ninguém criticarei; não pretenderei melhorar ou disciplinar alguém, a não ser a mim mesmo!

3. Hoje, precisamente hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste!

4. Hoje precisamente hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Hoje, precisamente hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, também a boa leitura é necessária para a vida da alma!

6. Hoje, precisamente hoje, realizarei uma boa acção e não o direi a ninguém.

7. Hoje, precisamente hoje, farei algo que não gosto de fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, farei de modo que ninguém o perceba.

8. Hoje, precisamente hoje, organizarei um programa: talvez não o siga exactamente, mas organizá-lo-ei. E tomarei cuidado com dois defeitos: a pressa e a indecisão.

9. Hoje, precisamente hoje, acreditarei firmemente, não obstante as aparências, que a boa providência de Deus se ocupa de mim, como de mais ninguém no mundo.

10. Hoje, precisamente hoje, não temerei. De modo particular, não terei medo de desfrutar do que é belo e de acreditar na bondade!

Seja também para nós este único propósito: "Quero ser bom, hoje, sempre, com todos".
(João XXIII)

Sem comentários: