quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Retiro de Advento

No passado sábado, ante-véspera da Solenidade de São João da Cruz, decorreu mais um retiro para os leigos da nossa Comunidade. Momento sempre solene e proveitoso para quantos tomam a peito acolher mais uma graça da liberalidade de Deus. Agradecemos ao P. Alpoim Portugal a gentileza e sabedoria espiritual com que dirigiu o retiro. Em jeito de partilha fica o testemunho da Judite Teixeira que participou integralmente no retiro.


Recriar a vida no advento
Como vem sendo costume, mais uma vez, no passado dia 12 de Dezembro, coração do Advento e dia de tantos trabalhos, decorreu o Retiro de Advento da Comunidade do Carmo e de outras pessoas que se quiseram associar. Dezanove, no total.
Imersos na cidade, mas dela retirados e adentrados nos espaços sagrados do Carmo, no seu silêncio e na sua paz, decorreu, desde as 10:00h até às 19:00h (concluiu com a Missa vespertina) mais um Retiro de Advento.
Recriar a vida no Advento, encontrá-la na totalidade, assim foi o nosso encontro e a experiência espiritual única, na apresentação do tema “A Bem-aventurada Isabel da Trindade e a Virgem da Encarnação”, pelo Pe Alpoim Portugal, Carmelita do Centro de Espiritualidade da nossa Ordem.
Jesus vive na sua Palavra, vive na comunidade, no grupo, vive em cada um de nós que luta por amar e viver em Cristo. Que luta por aprofundar a vida interior como Maria.
Bem haja a esta família carmelita de Viana do Castelo, que nos proporciona estes belos encontros de silêncio e oração. Aproveitemos esta dádiva e que cada um de nós no próximo retiro traga um amigo. E o próximo é já ali, no dia 13 de Março, também Sábado, em pleno tempo da Quaresma, o tempo favorável do retorno ao Senhor!
Judite Teixeira

Sem comentários: