quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Decálogo da Quaresma

1. Quaresma
é tempo para nos concentrarmos no essencial da vida cristã. Continuaremos preocupados com as nossas necessidades, mas teremos de aprender a converter Jesus Cristo no centro das nossas vidas.

2. Quaresma
é tempo de esforço para conhecer melhor o Senhor e nos identificarmos com o seu Evangelho. Nós já o conhecemos e amamos, mas deve tornar-se ainda mais vida da nossa vida.

3. Quaresma
é tempo para aprofundarmos o conhecimento da Bíblia. A Sagrada Escritura é lida na assembleia cristã e cada um a acolhe segundo as suas capacidades. Ela deve também ser lida individualmente.

4. Quaresma
é tempo de aproximação mais intensa às fontes da graça, representadas pelos sacramentos da Reconciliação e Eucaristia. Como pecadores perdoados devemos acolher todas as oportunidades de misericórdia que Deus nos oferece.

5. Quaresma
é tempo de vivermos o Baptismo, talvez já bastante afastado no tempo. Porém, ele é o ponto de partida da nossa filiação divina e o vínculo de comunhão com toda a Igreja que se prepara para a nova graça baptismal da Páscoa.

6. Quaresma
é tempo de consolidarmos os nossos compromissos que assumimos com Deus, com a Igreja, com os mais próximos e que interiormente acrescentaremos a renovação pascal das promessas do Baptismo.

7. Quaresma
é tempo de luta contra o mal que vive em nós e o que vemos à nossa volta. Este combate deve ser a tal ponto que a nossa identificação com Cristo nos deve ajudar a assumir o seu combate até ao fim dos tempos.

8. Quaresma
é tempo de solidariedade e de especial compromisso com os necessitados. Procuremos oferecer-lhes o que nos sobra, o que poupamos com as nossas abstinências, e, sobretudo, ofereçamo-nos a nós mesmos.

9. Quaresma
é tempo de fazermos da austeridade a nossa mais profunda liberdade a respeito dos pequenos prazeres ou distracções que nos aproveitam mas que podem também escravizar-nos.

10. Quaresma
é tempo de esperar a Santa Páscoa com ânsias espirituais, e assim treinarmos a nossa vida na identificação na morte e ressurreição de Cristo.

Texto de Barnabé D.
Foto do sdpj de Leiria

1 comentário:

Ricardo Igreja disse...

11º) QUARESMA!

É tempo, que o Senhor do tempo,
no seu devido tempo,
todo tempo nos dá.
Para que no decorrer do tempo,
a todo tempo,
A ELE SAIBAMOS AMAR.

GRAÇA E PAZ