domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que é a liturgia?


Um bom número de colaboradores da pastoral litúrgica da comunidade reuniu-se este sábado para mais um momento de oração, reflexão e formação. A terminar lemos este pequeno texto sobre o que é a liturgia, que suscitou grande apreço e pedidos vários de publicação. Então, aqui fica.

A palavra LIT - URGIA vem da língua grega: laos = povo e ergon = acção, trabalho, serviço, ofício... Unindo os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da liturgia, ou seja: acção, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público, como dizemos hoje.
Antes mesmo desta palavra ser usada pela Igreja, os gregos usavam-na para indicar um trabalho solidário. Por exemplo, quando se abria uma estrada, ou se construía uma ponte ou se realizava um trabalho que trouxesse benefício à população, entre os gregos dizia-se: realizámos uma liturgia!
Este sentido primeiro da palavra ajuda-nos a entender o que deve ser hoje a liturgia cristã nas nossas comunidades, sobretudo depois de séculos de história em que a liturgia ficou reduzida a uma acção realizada por ministros ordenados para o povo. Durante séculos a liturgia era uma acção em que o povo não tomava parte, apenas “assistia” como expectador e, muitas vezes, sem compreender o que estava a ser feito.
Graças ao Concílio Vaticano II, realizado há mais de quatro décadas, voltamos ao sentido genuíno da Liturgia, como acção do povo baptizado e, por isso todo ele povo sacerdotal, chamado ao louvor de Deus e à transformação e santificação da vida e da história. A liturgia é uma acção conjunta em parceria com o próprio Deus, numa dinâmica de aliança e participação cada vez mais activa, consciente, plena e frutuosa.
Mas, de que acção se trata? Que trabalho é este que podemos considerar “fonte e cume” do nosso ser e de nosso agir cristão?
Contemplando com o olhar da fé a nossa história, constatamos que Deus se manifesta sempre agindo amorosamente e que a sua acção é permanente serviço à vida, um bem que atinge toda a humanidade e todo o cosmos. É sempre acção criadora, libertadora, transformadora e santificadora que, não só nos atinge, mas nos envolve e nos torna agentes, participantes desta sua acção, numa aliança de amor e compromisso.
A maneira mais concreta, perfeita e plena de Deus agir a nosso favor foi através de Jesus, o Verbo Encarnado, o Filho amado que se fez irmão e servidor (liturgo) com sua encarnação, vida, paixão e principalmente pela sua morte e ressurreição. E mais, entregou-nos sua força, energia divina, o seu Espírito, pelo qual nos faz capazes de agir também como filhos/as amados de Deus Pai, realizando e continuando com Ele esta acção libertadora, redentora a serviço de vida abundante para todos e seu Reino se estabeleça definitivamente.
Portanto, o sentido mais amplo da Liturgia é toda a acção realizada por Deus, em Jesus Cristo e, através do seu Espírito em nós e através de nós a toda a humanidade.
Maria de Lurdes Tavarez

1 comentário:

Ricardo Igreja disse...

CRISTO JESUS !
LUZ DO MEU CAMINHO,
QUE EU SEJA UM EVANGELHO DE FÉ,
DE ESPERANÇA,
DE JUSTIÇA E DE FRATERNIDADE,
NOVÍSSIMO TESTAMENTO ESCRITO NA TERRA
COM AS TINTAS DA ETERNIDADE!

FICA COMIGO, SENHOR,
AO LONGO DE MAIS UM DIA.
QUERO SERVIR CUMPRINDO MEU DEVER.
QUERO SER ÚTIL SEM NUNCA ESMORECER.
NAS ÁGUAS DA TUA MISERICÓRDIA,
MERGULHO MEU ONTEM.
NA BONDADE DO TEU CORAÇÃO,
JOGO O MEU HOJE.
NAS MÃOS DA TUA PROVIDÊNCIA INFINITA,
COLOCO MEU AMANHÃ.
E UM GOSTO DE JÚBILO E DE GRATIDÃO
INVADE MEU ESPÍRITO ENQUANTO CELEBRO
MINHA LITURGIA
DE VINTE E QUATRO HORAS,
DIARIAMENTE,
NO ALTAR DA FÉ,
NO TEMPLO DA FRATERNIDADE.


L I T U R G I A . . .
QUEM REZA BEM , VIVE BEM.


GRAÇA E PAZ.