sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Saudação do Vigário Geral à nossa comunidade

O Vigário Geral da nossa Ordem, P. Emilio J. Martinez, está de vista à nossa Província Carmelita. A tarde-noite de ontem e a manhã de hoje viveu-as connosco, Comunidade do Carmo de Viana do Castelo. Às 08:00h celebrou a Eucaristia connosco. No fim saudou a assembleia, com as palavras que seguem:
Agradeço ao Frei João a apresentação simpática que fez da minha pessoa. Peço desculpa por não me dirigir a vós em português, no entanto sinto que me encontro em família com o coração cheio de alegria por me encontrar no meio de vós.
Nós, o Carmo de S. Teresa e S. João da Cruz, somos uma grande família, uma família que cresce e estreita laços fortes; por isso agora que me encontro neste serviço de Vigário Geral da Ordem — um serviço de acompanhamento aos irmãos, desde Roma —, tenho que agradecer em nome do Padre Geral, P. Saverio Cannistrà, a todos os que colaboram connosco, que crescem juntos de nós, cujos laços a cada novo dia se tornam mais fortes.
Todos temos que agradecer a esta comunidade de Carmelitas Descalços de Viana do Castelo. Por isso venho visitá-los. Venho conhecer melhor os meus irmãos, para que os meus irmãos reconheçam que estamos a caminhar com eles. Para que nos falem deles, para que nos contem o que têm feito e o que esperam fazer. Agradecer e acompanhar, eis o que me trás aqui.
Alegra-me ver esta Igreja de nossa Senhora do Carmo cheia de gente, nesta manhã dum dia de trabalho, sois uma grande assembleia. Sabeis que uma comunidade de Carmelitas Descalços, vive em comunidade, trabalha, dedica-se à oração, à contemplação, ao silêncio, à escuta activa da palavra de Deus, celebra os sacramentos a favor da Igreja, da sociedade, ao serviço dos demais… Vós também sois nossa família. Sois família do Carmo! Vós que aqui vindes e procurais caminhar com esta família de frades Carmelitas, sois família do Carmo. Sois família que acompanha, que reza por e com este grupo de religiosos, por isso eu também vos sinto como minha família. Dou graças a Deus, por sentir que acompanhais esta comunidade, que celebrais com esta comunidade. Continuai a ajudar esta comunidade a crescer e crescereis vós também!
Termino fazendo-vos um pedido neste dia. Vós que sois família do Carmo, conheceis muitos jovens. Uma das preocupações da nossa Ordem é que não faltem vocações Carmelitas. Peço-vos que acompanheis, que rezeis por todos os nossos jovens, para que eles ouçam a chamada do Senhor e O sigam com determinação. Suplico-vos a vós que sois família de Santa Teresa de Jesus: não deixeis de ter presente os nossos jovens, jovens que crescem nas vossas famílias e que querem continuar na vossa família de uma outra forma, seguindo Jesus Cristo! Rezai por eles, acompanhai-os com a vossa presença e com a vossa amizade, para que quando esta Comunidade do Carmo de Viana do Castelo tiver que ser renovada, haja quem a possa renovar. Que nasçam mais vocações. Que os jovens das vossas famílias, e os que procuram esta Comunidade, possam discernir a sua vocação na vida religiosa Carmelita com alegria e entusiasmo. Que os jovens se sintam amados. Isto é muito importante. Isso é o que desejo transmitir-vos neste dia.
Que Deus, nosso Pai, vos abençoe!
Muito Obrigado.

1 comentário:

Ricardo Igreja disse...

Viver no meio do mundo,sem cobiçar seus prazeres;Ser membro de cada família,sem contudo pertencer a nenhuma.Partilhar todos os acontecimentos;Penetrar todos os segredos...Ir dos homens até Deus e oferecer-lhe as suas orações;E voltar de Deus para junto dos homens,trazendo-lhes o perdão e a esparança,ter um coração de fogo para a caridade,e um coração de bronze para a castidade.ENSINAR E PERDOAR,
CONSOLAR E ABENÇOAR SEMPRE...
Meu DEUS, que vida tão bela!
E é a tua,ó sacerdote de Jesus Cristo!
JOVENS!
FILHOS E FILHAS, MEDITEM!
DOS QUE VIVEM LÁ FORA,
SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM;
DOS QUE VIVEM CÁ DENTRO,
SÃO POUQUÍSSIMAS AS QUE SE PERDERAM.
Com esta reflexão comungo com
Frei Emilio,
no seu apelo, as orações,
pelas vocações Carmelitas.


GRAÇA E PAZ