domingo, 31 de outubro de 2010

Crónica da abertura do ano pastoral

O tempo novo e a vocação de sempreNo passado Sábado, 24 de Outubro, como vinha sendo avisado, um punhado de leigos mais inseridos na pastoral do Carmo e a comunidade religiosa residente, corporizou o início formal do novo Ano Pastoral. Pelas 16:00h, na Sala dos Terceiros, rezámos, reflectimos e animámo-nos; pelas 18:00h, na Eucaristia de Compromisso, consagramos as nossas vontades, desejos e esforços, ao serviço da Comunidade. E Deus que tudo viu a todos aceitou. Segue a crónica de quem viveu o acontecimetno desde dentro.

Em Dia Mundial de Oração pelas Missões, a Comunidade Carmelita de Viana do Castelo, deu início formal ao novo Ano Pastoral 2010/2011. Mais do que um início, foi um re-encher de pulmões para dar continuidade a um novo ano de actividades.
Depois de um merecido período de férias, ou, se quiserem, de um período de menos agenda e mais coração, há que voltar a reunir energias para, de forma intencionalizada, cumprirmos, em Comunidade, o mandato do Senhor: “Sede minhas testemunhas”.
Um tempo novo para integrarmos no nosso agir a vocação a que todos os cristãos são chamados: ser missionários.
Missionários?! Sim, missionários!
Facilmente colamos esta vocação ao acto de deixar tudo, fazer uma pequena mala e partir para bem longe da terra que nos viu nascer e na qual fomos aprendendo a ser gente; provavelmente, destinados a viver num qualquer país longínquo com irmãos de cor e hábitos bem diferentes dos nossos.
Mas Deus que marcou o nosso coração com o espírito missionário, nem sempre nos propõe fazer a mala! Geralmente pede-nos que sejamos missionários em locais e contextos bem mais próximos do nosso umbigo: na nossa família, com os nossos vizinhos, no local de trabalho, nos contextos de lazer e até na comunidade cristã em que estamos inseridos e onde crescemos e ajudamos a crescer nesta vida de Deus que se deseja sempre mais e mais fecunda!
Pertinho, não?!
Mas, para tal, temos que nos deixar incendiar pelo Amor de Deus… Deixarmos que em nós se ateie aquela chama de amor que em nós foi colocada no dia do nosso Baptismo. Uma chama pequenina que tal como a pequena nascente de um rio tem sede de crescer para gerar vida… Uma vida que não se extingue… Uma vida que se enriquece quando partilhada e que assume a sua plenitude quando deixamos que Deus a integre de uma forma total e absoluta, sem reservas nem condições.
Só com esta dinâmica seremos dignos de receber de S. Paulo o testemunho que nos legou ao ver chegar o fim dos seus dias na terra: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. (…) O Senhor esteve a meu lado (…), para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todas as nações a ouvissem (…).”
E então, a nossa pequena chama só tem um destino/vocação: ser incêndio! Deixar que por nosso intermédio, Deus chegue a todos os corações sedentos da verdadeira felicidade
Foi nesta toada de dinamismo e envio que o Frei João, Prior da Comunidade dos Padres Carmelitas Descalços de Viana do Castelo, animou todos os leigos presentes na Eucaristia que solenemente deu início ao novo Ano Pastoral. N’Ela louvamos o Senhor pelos dons que concede a cada um, n’Ela suplicamos o dom da fidelidade e da perseverança para mais um ano de trabalho, n’Ela nos comprometemos a ser generosos na concretização diária da nossa vocação missionária!
Resta-nos deixar que Deus cumpra a sua vontade na nossa vida, para que o mundo entenda que só o Amor de Deus é gerador de vida plena e abundante!
Que assim seja!
Julieta Palma

Chama do Carmo I NS 82 I 31 de Outubro 2010

Sem comentários: