sábado, 9 de outubro de 2010

Acção de graças

Dá-nos, Senhor, um coração novo,
capaz de conjugar em cada dia
os verbos fundamentais da Eucaristia:

RECEBER, BENDIZER e AGRADECER,
PARTILHAR e DAR,
COMEMORAR, ANUNCIAR e ESPERAR.

Dá-nos, Senhor, um coração sensível e fraterno,
capaz de escutar e de recomeçar.

Mantem-nos reunidos, Senhor,
à volta do pão e da palavra.

E ajuda-nos a discernir os rumos a seguir
nos caminhos sinuosos deste tempo,
por Ti semeado e por Ti redimido.

Ensina-nos, Senhor,
a saber colher o Teu amor semeado e redentor,
única fonte de sentido que temos para oferecer
a este mundo de que és o único Salvador.

António Couto

2 comentários:

Felipa Monteverde disse...

Perdoe por ter a mania do "copianço" mas vou copiar esta para o meu blog de Cristo. É que eu nunca tinha ouvido falar em António Couto antes de 4ª ou 5ª feira desta semana; soube que ia haver uma palestra em Braga acerca da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, precisamente por D. António Couto, e a pessoa que mo disse (uma das irmãs da Congregação quando telefonei a pedir pormenores acerca disso) pôs um certo agrado em dizer o nome do orador que eu fiquei curiosa. Pesquisei e vim a descobrir que é o Bispo Auxiliar de Braga.
Eu conheço D. Jorge Ortiga, já assisti a uma missa presidida por ele e a homilía tocou-me, era de uma linguagem simples mas profunda, mas não sabia que em Braga havia outro Bispo (ou um Bispo e um Arcebispo). Se Deus quiser (e espero que queira pois está a ser um pouco difícil conciliar certas coisas) estarei no dia 17 deste mês a ouvir D. António Couto a falar da Irmã Clara. E ouvi-lo-ei com redobrada atenção depois de ler este magnífico poema, pois a linguagem dos poetas conheço-a eu bem...
Obrigada por esta bela postagem, Frei João
Felipa

Ps: espero que seja do mesmo António Couto que estamos a falar e não de António Manuel Couto Viana, o porta vianense...

Felipa Monteverde disse...

Quero eu dizer: António Manuel Couto Viana, o poeta vianense,
e não porta, como escrevi por engano (as pressas estragam sempre tudo)...