domingo, 12 de dezembro de 2010

Um dia Grande - ordenação diaconal dos nossos irmãos Frei Daniel, Frei Noé e Frei Nuno

«Hoje é um dia grande para a Igreja, e para a Ordem do Carmelita.» Assim se expressou no final o bispo D. António Taipa depois da ordenação diaconal dos nossos irmãos Frei Daniel, Frei Noé e Frei Nuno.
Mas antes do fim houve muito mais.
A cerimónia foi bonita e tocante como bem sublinhou o Padre Provincial nas palavras de agradecimento ao sr. D. António e ao sr. D. Manuel Clemente.
Nós concordamos. Quem não está habituado a estas andanças também, e quem nem habitualmente nem nunca participa da Eucaristia parece que concordou ainda mais.
Aqui está a Ordem do Carmo, disse D. António, e está quase todo o mundo, há gente de Timor e Angola e assim se prova que a Igreja é universal.
Na homilia referiu que «João Baptista - rigoroso e austero - não compreendeu Jesus e vivia confuso. Por essa razão teve de também ele mudar e converter-se para alcançar a verdade inteira das Escrituras. Quem em qualquer ouve a Jesus é levado a mudar e a converter-se. Também os novos diáconos.»
Depois disse-lhes: «Aprendestes Teologia.Agora tereis de aprender muito mais: tereis de aprendê-lo a Ele que é o verbo Eterno de Deus. E olhai que é perigoso conhecer este Homem verdadeiro, autêntico, rebelde, fiel, de palavra, que ninguém foi capaz de torcer ou quebrar. Frequentai Jesus: vede como Ele  fez junto dos pobres, como se apaixonou por nós e nos mostrou a ternura do Pai. Jesus é sempre novidade para cada tempo novo que exige ver coisas novas. Anunciai-O com a vida. Aprendei a ser como Jesus. Aprendei a comunicá-lO. Servi como Jesus que veio par servir. Servi-o no Altar, na Oração litúrgica e na caridade aos pobres, aos doentes e aos sós, porque só assim se credencia o que rezais e anunciais.
E que Santa Maria, Sua e nossa Mãe, vos acompanhe. Vivei como Ela e atentos ao que Ela vos diz: 'Fazei o que Jesus vos disser'.»

Sem comentários: