domingo, 20 de março de 2011

O que devo dizer ao Padre?

A Quaresma enquanto tempo de renovação e mudança de vida anda muito associada à celebração do sacramento da Reconciliação, ou Confissão.
O pecado aperta e colesteraliza coração. Não nos deixa livres nem nos abre para a graça do perdão.
Muitos se perguntam — alguns ao sacerdote diante de quem se acabam de ajoelhar: O que devo dizer?
Para isso é proveitoso o reconhecimento do pecado através dum exame de vida, que alguns fazem regularmente. Que poderia fazer-se diariamente até! Eis aqui uma proposta simples.
Este exame ou análise da nossa vida faz-se diante de Deus, ouvindo a sua voz na consciência.
Mais que enumerar pecados procure descobrir com serenidade as atitudes do seu coração e lamentar os seus pecados, propondo-se não voltar a cometê-los.
O reconhecimento dos pecados pode ser feito em qualquer altura, diariamente até; a confissão só pode ser feita diante de um sacerdote.
No Exame de Consciência examine-se, ajudado por estas perguntas (ou outras). Trate de não ficar no exterior, procure avaliar-se nas atitudes do coração e nas omissões.

1. Ruptura com Deus
Amo a Deus com todo meu coração?
Preocupei-me em renovar minha fé através da oração, da participação activa e atenta da Missa dominical, da leitura da Palavra de Deus? Celebro os domingos e dias de festa da Igreja?
Tenho uma relação de confiança e amizade com Deus, ou cumpro somente com ritos externos?
Professei sempre, com vigor e sem temor, a minha fé em Deus? Manifestei a minha condição de cristão na vida pública e privada?
Ofereço ao Senhor os meus trabalhos e alegrias?
Tenho reverência e amor para com o Nome de Deus ou ofendo-O com blasfémias, falsos juramentos ou usando seu Nome em vão?

2. Ruptura comigo mesmo
Sou soberbo e vaidoso? Considero-me superior aos outros? Procuro aparentar algo que não sou para ser valorizado pelos outros? Aceito-me, ou vivo na mentira e no engano?
Que uso tenho feito do tempo e dos talentos que Deus me deu? Esforço-me por superar os vícios e as más inclinações como a preguiça, a avareza, a gula, a bebida, a droga?
Caí na luxúria com palavras e pensamentos impuros, com desejos ou acções impuras?
Realizei leituras ou assisti a espectáculos que reduzem a sexualidade a um mero objecto de prazer?

3. Ruptura com os irmãos
Amo o meu próximo como a mim mesmo e como o Senhor Jesus me pede que o ame?
Na minha família ajudo a construir um clima de reconciliação com paciência e espírito de serviço?
Se sou filho, fui obediente a meus pais, prestei--lhes respeito e ajuda?
Se sou pai, preocupei-me por educar na vida cristã os meus filhos e por respeitá-los no seu compromisso de vida com o Senhor Jesus?
Explorei os meus irmãos mais fracos, usando-os para meus fins?
Insultei o meu próximo? Escandalizei-o gravemente com palavras ou com acções?
Se me ofenderam, sei perdoar, ou guardo rancor e desejo de vingança?
Partilho os meus bens e o meu tempo com os mais pobres, ou sou egoísta e indiferente à dor de outros? Participo nas obras de evangelização e promoção humana da Igreja?
Preocupo-me pelo bem e pela prosperidade da comunidade civil em que vivo, ou passo a vida preocupado somente comigo mesmo? Cumpri com meus deveres cívicos? Paguei os meus impostos?
Sou invejoso? Enganador? Difamei ou caluniei alguém? Violei segredos? Fiz julgamentos temerários sobre outros? Sou mentiroso?
Causei algum dano físico ou moral a alguém? Inimizei-me com ódios, ofensas ou brigas com o meu próximo? Fui violento?
Procurei ou induzi ao aborto?
Fui honesto no meu trabalho?

3. Ruptura com a criação
Colaborei na destruição da natureza? Explorei ou usei correctamente a natureza? Abusei dela com fins egoístas? Roubei? Participei do negócio ou consumo de droga? Recebi dinheiro ilícito?
O sacramento da confissão celebrado de modo frio, indiferente e por rotina e tradição não leva ao arrependimento nem à conversão. É uma paródia de conversa, que nem conversa é. Se costuma confessar-se assim deveria regressar ao início do texto e relê-lo com seriedade! Porque «se confessarmos os nossos pecados, fiel e justo é Deus para nos perdoar e purificar-nos de toda a iniquidade.» (1João 1:9)
Isto alcançaremos pelo amor que Jesus nos tem e que derrama em graça no nosso coração.
Chama do Carmo I NS 102 I Março 20, 2011

Sem comentários: