domingo, 24 de abril de 2011

Andemos como ressuscitados!

De repente, sim, a mim parece-me de repente, o mundo descobriu Jesus; por exemplo: os responsáveis dos filmes sobre Jesus descobriram no tema uma nova mina de ouro; além de que todos os anos, digo, todas as páscoas, surge sempre uma nova notícia sobre uma novel descoberta arqueológica que toca a pessoa de Jesus.

Há um novo fascínio pela Igreja, pela sua história e os seus mistérios, isto é, as suas realidades.
É certo que as mais das vezes a abordadem é sobretudo suposta e ficcional, o que faz perigar a história de Jesus e a nossa fé. Mas era pior se não falassem de nós.
Sinto-me sempre interpelado por mais esta ou menos aquela pretensa descoberta de tabuinhas, textos, retratos ou túmulos de Jesus que brotam nos media por altura de cada Páscoa.

Porém, não tremo.
A minha fé cristã funda-se na rocha da história, na história duma pessoa de bem, Jesus, que percorreu e doriu os pés nos caminhos da Palestina ocupado em fazer bondade: enxugando lágrimas, curando dores e feridas, clamando para a comunhão, serenando ventos e marés, reverdecendo membros, dando vida.
A cada Páscoa o baú faz saltar umas pretensas novidades sugerindo que aqui ou ali a Igreja teve interesse em esconder algo acerca da pessoa de Jesus. Este ano foram as tabuinhas. E mais uma vez saíram ao lado.
Páscoa é passagem. A passagem é de si um não-lugar difícil de precisar e falar. É um ir, um mudar. Também é certo que o assunto da ressurreição de Jesus nos é muito difícil de entender e de explicar. Ela aconteceu, é histórica; significa a saída dos limites terrenos da história e a entrada na eternidade.
A nós ela dá-nos uma imensa alegria e paz. Ainda assim é muito difícil de entender e por isso mesmo frequentemente vítima de manipulação dos mais ansiosos e inseguros.
Que fique claro: nenhum dos discípulos de Jesus ou dos seus seguidores foram testemunhas directas do momento da ressurreição. Nenhum dos evangelhos se ocupou da narração inteira do facto da ressurreição.
O túmulo vazio depois que ali Jesus foi sepultado e as aparições do Ressuscitado a alguns dos que Ele mais amou enquanto caminhou na terra são as razões mais fortes da nossa fé na ressurreição.
(Um túmulo vazio e um Ressuscitado dizem apenas que o corpo não está, e que agora Ele está com os seus mas de outra maneira!)
Para o hoje da história nenhuma destas razões é válida. Por isso, só a fé pode aderir a tais razões. Acresce ainda que os primeiros discípulos que estiveram tão próximos do acontecimento se quedaram sem palavras para nos dizer essa realidade de fé; daí que me questione, como as haveremos de ter nós? Teremos, isso sim, de aprender a ler a linguagem simbólica que eles usaram para dizer a novidade da ressurreição – porque ela é muito mais que os factos da história e a simbologia a melhor linguagem para dizer a união entre o tempo e a eternidade, entre o Jesus histórico e o Senhor a quem devotamos a nossa fé.
Deus não deixou Jesus preso no reino da morte. Deus interviu e resgatou Jesus das ignóbeis garras da morte.
Sim, Deus intervém na história. Sim, os dias de Jesus e os nossos, os nossos sonhos e sucessos, os nossos perigos e lágrimas, a abertura à vida ou o último fechar de olhos, tudo, sim, tudo mesmo, tudo que é nosso, tudo que é ungido pelo sopro humano jamais é indiferente a Deus.
Nós não somos indiferentes a Deus, a sorte de Jesus não é indiferente ao Pai, a história e a natureza estão no coração das pré-ocupações de Deus. Deus é amor e o amor nunca está ocioso, indeciso ou esquecido. Nem jamais é temeroso quando algum de nós morre para o tempo.
De facto, não sabemos contar a Páscoa e a ressurreição de Jesus, mas isso não significa que as possamos dispensar ou delas devamos prescindir por não se encontrarem ao alcance da nossa total compreensão.
Celebrar a Páscoa é espanar o pó inerme e avivar a memória da intervenção amorosa e salvadora de Deus. Nesse avivar Deus diz à alma de cada um de nós:
– Vistes o meu Filho, a sua glória e o seu triunfo? Confia! Como Ele tu não morrerás!
A fé cristã não afirma que não sofreremos ou não morreremos, mas que se a nossa opção for a de Jesus nós não morreremos sós e para sempre!
No fim de contas, o mais importante não é perceber a ressurreição de Jesus ou a nossa. Mas que façamos da nossa fé na ressurreição um experiência vital que, desde já, nos anime a viver como ressuscitados que no agora da história já comungam da vida do Ressuscitado!
Como os demais homens e mulheres sujeitamo-nos às leis da dor e da morte, mas sabedores de que elas não são definitivas e de que vivendo ainda sob a sua tirania podemos já viver com sentido de eternidade e ressurreição!
Chama do Carmo I NS 107 I Abril 24, 2011

Sem comentários: