segunda-feira, 23 de maio de 2011

Que eu chegue a Ti, Senhor


Que eu chegue a Ti, Senhor,
por um caminho seguro e recto;
caminho que não se desvie
nem na prosperidade nem na adversidade,
de tal forma que eu te dê graças nas horas felizes e nas difíceis,
e conserve a paciência,
não me deixando exaltar pelas primeiras nem abater pelas outras.

Que nada me alegre ou entristeça,
excepto o que me conduz a Ti ou que de Ti me separa.
Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a Ti.
Que tudo o que é passageiro se torne desprezível a meus olhos
e tudo o que Te diz respeito me seja agradável,
mas Tu, meu Deus, mais do que tudo o resto.

Faz com que qualquer alegria, sem Ti, me seja desagradável
e nada eu deseje fora de Ti.
Que qualquer trabalho, Senhor, feito por amor, me seja agradável
e insuportável todo aquele de que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração para Ti
e que, quando eu cair, me arrependa e me levante.

Torna-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto;
paciente, sem reclamação; humilde, sem fingimento;
alegre, sem superficialidade; triste, sem abatimento;
reservado, sem rigidez; activo, sem leviandade;
sincero, sem duplicidade; fazendo o bem sem presunção;
corrigindo o próximo sem arrogância;
edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.

Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante,
e que nenhum pensamento fútil o arraste para longe de Ti;
um coração nobre que nenhuma afeição indigna enfraqueça;
um coração recto que nenhuma intenção equívoca desoriente;
um coração firme, que nenhuma adversidade abale;
um coração livre, que nenhuma paixão subjugue.

Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Te conheça,
uma vontade que Te procure, uma sabedoria que Te encontre,
uma vida que te agrade, uma perseverança que Te espere
e uma confiança que me leve a repousar serenamente em Ti.
Amén.

(S. Tomás de Aquino)

Sem comentários: