sábado, 11 de junho de 2011

Difusores do bom perfume de Cristo!

Depois de ano e meio de formação o Carmo propõe oito crismandos para receberem o dom do Espírito Santo, na celebração da Vigília de Pentecostes, a que presidirá o nosso bispo, D. Anacleto Oliveira.
Foi um tempo intenso e renovador, que, a seu tempo dará frutos, mais frutos que aqueles que já deu.
Na tarde do feriado acompanhei-os ao Centro Paulo VI, onde estiveram em diálogo com o Pastor.
Ouvi atentamente e vi que ouviam como eu.
A sala quase encheu, e creio que tem capacidade para mais de 350 lugares!
Uma coisa ressaltava, e não fui eu quem a disse: Nós — os do Carmo — parecemos os catequistas e eles os miúdos da Comunhão Solene!
Sim, é um facto. Os crismandos pareciam adolescentes muito tenrinhos.
O senhor D. Anacleto não adoptou o tom de inspector escolar. Não interrogou, animou. E desafiou. Puxou, estimulou, surpreendeu, apontou nomes, respostas, sobressaltos. Agradeceu as respostas, porque muito o ajudariam, mandou trabalho para casa, pediu que rezássemos pelos crismandos, certificou--nos de que faria bem o seu trabalho e de que estaria inteiro na celebração, convidou-os a conhecer bem Quem os iria crismar — Jesus, e desafiou-os a trabalhar certeiros e bem para bem ficarem crismados, difundindo o bom perfume de Cristo. E disse, que não viera só para ensinar, também para aprender e preparar juntos a celebração. «— E vou estudar bem aquilo que vocês aqui me disseram.»
(E ouviram-se muitas palmas.)
A prelecção pareceu-me curta, mas durou mais de noventa minutos! Os miúdos, é certo, não estão habituados a tanto. E isso notou-se. Mas aquela foi a mais eloquente catequese sobre o Espírito Santo em que me vi envolvido. Não houve medo das palavras, nem quando elas tiveram de dizer que nem todos ficam crismados apesar de cumprido o rito.
Na curta viagem de regresso pude reparar como as palavras, estas e outras, do nosso Bispo, impressionaram os que me acompanhavam. E a mim também me impressionaram o testemunho de dois deles:
 
TESTEMUNHO 1
Este ano e meio de preparação para o Crisma ajudou-me a crescer na vida da graça, na amizade com Jesus e na ligação com a Igreja.
Foi um tempo de reflexão sobre a minha fé, que, digamos, estava calma de mais.
Desde os tempos do Seminário — e já lá vão quase 8 anos! — que não sentia o meu grande amigo Jesus tão perto de mim.
Espero com este passo que o Espírito Santo me dê fogo para ser capaz de afirmar a minha fé, vencer tentações e procurar a santidade. Sinto cada vez mais a necessidade de cumprir a minha função na Igreja, e com o Temor de Deus, Piedade e Fortaleza, Conselho, Ciência, Inteligência e Sabedoria, que o Divino Espírito Santo deposita em mim, cada vez mais amar e servir o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na sociedade e na Igreja sou filho, amigo, marido e pai. O Crisma ajudar-me-á a assumir a maturidade da fé, a aprender com os que me rodeiam, e a ensinar aos meus filhos a beleza da amizade de Jesus.
HUGO, 28 ANOS

TESTEMUNHO 2
Tudo começou há um ano e meio, quando dei entrada num grupo de preparação para o Crisma. Ao longo deste tempo o objectivo foi o de amadurecer na vida cristã.
No sábado, dia 11 de Junho, Vigília do Pentecostes, vou ser confirmada. É um momento que muito desejo e que me dá alegria só de pensar nele.
Receber o sacramento da Confirmação é um sinal de maturidade cristã. Quero assumir corajosamente a minha fé. Quero continuar a caminhar com mais firmeza com este sinal pelo qual me afirmo mais madura na fé.
Já antes caminhava na fé, mas os objectivos são agora diferentes, porque terei de ser mais responsável. Eu tenho agora de dar o meu testemunho e também ajudar os outros. Sinto que este tempo de formação me deu mais ferramentas. E que elas me ajudam a estreitar mais a relação de amizade com Jesus. Creio que só é possível continuar a crescer como cristã/amiga de Jesus vivendo a fé em comunidade, partilhando testemunhos e aprendendo. Só assim vamos crescendo na fé.
Como crismanda quero continuar a servir a Comunidade onde vou crescendo. Estou disposta a aceitar novos desafios. Por isso peço à Comunidade que me continue a desafiar como cristã que sou. Muito obrigada, continuaremos a caminhar juntos.
JOANA, 19 ANOS

Sem comentários: