domingo, 17 de julho de 2011

Alguns respigos da homilia de D. Manuel Clemente

As palavras de Dom Manuel condisseram com as festa: simples e nobres. Em dia de festa para a Ordem, para a Igreja e para as famílias dos novos sacerdotes D. Manuel Clemente recordou o dia mariano que vivíamos: Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, saudou a Ordem pelas cinco ordenações e não esqueceu que ele próprio era aniversariante naquele dia.
Eis algumas palavras que connosco partilhou na sua homilia:
  1. Agradeço o convite que os senhores Padres Carmelitas me fizeram  para estar hoje neste Santuário do Menino Jesus de Praga em ambiente tão mariano, tão festivo e tão cristão.
  2. A vossa ordenação vem na esteira do Profeta Elias que viveu num tempo em que com facildiade se trocava de Deus. Também hoje é fácil seguir os Baais e também hoje é muuito exigente seguir o Deus-sem-rosto que até Moisés só viu pelas costas, e que obriga a uma entrega total. Como Elias combatei os facilitismos e guardai o árduo apetite de Deus.
  3. A vossa fé, como seguidores de Elias, só pode ser verdadeira se preferirdes a exigência ao folclore.
  4. Deus ganhou inesperadametne rosto quando escolher nascer homem na plenitude dos tempos! Segui-O na sua Incarnação e na sua Cruz porque esse é o movimetno contrário a todas as expectativas de sucesso de todos os tempos.
  5. Animai-vos a serdes tratados segundoo que Deus quer e para o que Deus quer. Vós sois Carmelitas, uma Ordem que sublinha a transcendência do Deus que incarnou. Esse é o caminho que os vossos Mestres e Santos vos assinalaram. Ficai por isso perto da Cruz!
  6. Na tradição apostólica é assim que somos filhos de Nossa Senhora: vivendo junto à Cruz para o serviço apostólico, para o serviço da Igreja e no vosso caso segundo a espiritualidade carmelita que vos é própria.

Sem comentários: