domingo, 17 de julho de 2011

Missa Nova do Frei João Rego



 
Com a unção das mãos ainda fresca e com o coração muito cheio de alegria, o frei João Rego, novo sacerdote carmelita, celebrou hoje Missa Nova na nossa Igreja do Carmo de Viana do Castelo. Começou a celebração recordando que só presidia, mas que o centro era Cristo. A celebração decorreu às 16:00h e chamou muitos familiares e amigos, de dentro e fora do país. Estiveram ainda presentes os outros quatro neo-sacerdotes com ele ontem ordenados.
A cerimónia decorreu cheia de unção e alegria muito bem suportada pelo rosto alegre do jovem sacerdote e de outros muitos jovens que o rodearam para o ajudar a cantar Missa!
Estiveram também presentes sacerdotes carmelitas e diocesanos, que, juntamente com a família, Deus e os amigos ajudaram a construir o ícone da amizade.
No final da Eucaristia o Padre Provincial Joaquim Teixeira tomou a palavra para saudar a assembleia, particularmente o Padre João Rego e os outros neo-sacerdotes, as famílias de ambos, os seus párocos e professores. Chamou depois ao presbitério os seus pais e abraçou-os a eles e ao seu pároco, em sinal de profunda comunhão e gratidão.
O Padre João Rego é natural do morto, mas residente desde a infância na Paróquia da Meadela, Viana do castelo.
Da sua primeira homilia como sacerdote registamos:
  1. O Senhor é semeador e tem nas mãos só boa semente. E tudo o que faz faz sempre bem.
  2. Alguns, porém, na calada da noite, gostam de semear jóio por entre a semente boa de Deus.
  3. Quando ambos crescem Deus impede que se arranque o jóio. Isto é, impede a nossa tentação de criarmos um mundo de perfeitos e uma sociedade de perfeitos. Mas será que nós, que tanto jóio queremos arrancar, sabemos distinguir as boas das más plantas?
  4. Façamos antes como Jesus que preferiu aproximar-se do jóio do seu tempo e entrar em suas casas, falar-lhe e com ele conviver ao ponto de também Ele ser considerado jóio e ser condenado por isso.
  5. Os resultados estão à vista: só Deus pode separa o mal do bem, o trigo do jóio. Não nos punhamos no lugar de Deus decidindo quem se salva e quem não. Aprendamos o olhar de Jesus que não teve medo de se aproximar do jóio da sociedade.
  6. O encontro com Jesus transforma por dentro e não apenas por fora. Nós somos mais atreitos a mostrar o fora, mas Jesus muda também por dentro. A sociedade perfeita começa por dentro de cada um de nós quando preferimos não arrancar o jóio.
  7. A nossa vida é como a semente que cresce e se torna árvore e acolhe muitos pássaros: é aí que se torna possível a mudança da sociedade.

Sem comentários: