sábado, 9 de julho de 2011

Nove flores para Nossa Senhora do Carmo

Estamos bem dentro da celebração da Novena de Nossa Senhora do Carmo.
Nestes dias o nosso olhar foge-nos para o andor de Nossa Senhora do Carmo e detém-se tanto no doce olhar da Mãe como no ramo de noiva que a Maria João lhe ofereceu no dia do seu casamento.
Nestes nove dias oferecemos-lhe nove flores e apresentamos-lhe a nossa vida com alegrias e cicatrizes; e pedimos-lhe a bênção de Mãe porque a queremos amar e imitar por mais um ano.
Por fim, no fim destes dias oferemos-lhe mais cinco sacerdotes carmelitas – cinco neo-sacerdotes! – cujas vidas consagradas hão-de honrá-la a ela que é Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote!Um ramo de flores é das mais delicadas prendas que podemos oferecer a quem nos é querido. Fica sempre bem em qualquer situação de vida ou estação do ano. Um gesto tão simples indica a imensa delicadeza de sentimentos de quem oferta e o respeito a quem se oferece.
Estando nós num mundo tão materialista quase já não tem sentido oferecer flores, cuja utilidade não vai para além do agrado da vista, do toque delicado e dum eventual e leve perfume. Porém, oferecer flores é muito mais que oferecer algo material e belo, é sobretudo um símbolo de delicadeza e ternura, e também de acolhimento, aceitação e de amor. Essa é a razão por que em alguns países se oferecem flores ou grinaldas na hora das boas vindas.
Por serem tão frágeis e perecíveis dá gosto oferecer flores a quem não é de pedra nem se julga eterno, a quem possui valores nobres e espirituais.
Essa é a razão por que gostamos de oferecer flores a Nossa Senhora, adornar-lhe os altares e os andores das suas imagens.
Dizem os testemunhos que São João da Cruz sendo prior muito agradecia a quem lhe colocava flores na igreja (especialmente no Sacrário). Nem que fossem pequeninas flores silvestres...
E conta-se que São Filipe de Néri, italiano e contemporâneo do nosso Santo, ensinava os seus jovens educandos a oferecer prendas a Nossa Senhora. Costumava pedir-lhes que adornassem a imagem de Nossa Senhora com flores, que lhe cantassem hinos em sua honra e que imitassem as suas virtudes.
Flores, hinos e virtudes: Que belas ofertas!
O amor dos cristãos sabe aproveitar-se da exuberância da natureza e da singeleza das flores para engalanar e agradar à Mãe de Deus, e nossa também !
Quando se fala da Mãe de Jesus o nosso amor fala mais alto, o nosso coração canta mais alto, as nossas mãos tecem-lhe florilégios que mais ninguém merece! Ela é a mulher mais querida e para ela são todas as flores, seja das que colhemos nos jardins, nos montes ou caminhos. As mais belas flores são para a mais bela rosa!
Em cada flor vai uma prece, um carinho que as palavras não dizem e um amor que mil batimentos do coração não expressam. E Maria olha cada flor não por que seja bela, mas por vir dum filho, por falar do tremer dum coração aflito, por dizer o que só mãos cansadas conseguem elevar até ao seu coração materno.
Cada dia podemos oferecer-lhe flores, se não dos nossos jardins ou bosques pelo menos do nosso coração, ou flores espirituais que bem podem transmitir algo profundo de cada um de nós. Por exemplo:

1. Um ramo de violetas fala de dores humanas que todos experimentamos quando percorremos os caminhos deste vale de lágrimas.

2. Um ramo de margaridas tão redondas e sempre abertas são súplicas que nos abrem como Maria para o coração de Deus.

3. Um ramo de puras e brancas açucenas exala o bom perfume cristão que o tem de ser de Cristo.

4. Um ramo de pequeninas flores azuis de alecrim fala da simplicidade que Maria estima.

5. Um ramo de camélias não tem cheiro, porém é belo e fala da pobreza da nossa vida tantas vezes reduzida a aparência!

6. Um ramo de cravos vermelhos diz bem os duelos por que todos passamos e sofremos na vida para alcançar objectivos dignos.

7. Um ramo de lírios roxos diz as dores que os filhos custam às mães!

8. Um ramo variado de flores silvestres que ninguém cultivou diz que também Deus pensou nelas e nelas depositou a sua beleza!

9. Um ramo de rosas (com espinhas, claro!) diz que é belo viver, mesmo por entre tantos sofrimentos ocultos!

Julho é mês do Carmo e da Mãe dos Carmelitas. É mês quente e belo e ainda tão cheio de flores para lhe oferecermos. Não é necessário comprá--las. Ofereçamos-lhe antes as que cultivamos no nosso coração, pois todos temos e cultivamos alguma. Ofereçamos-lhe flores, dizendo-lhe: «Aceita-as, Maria, porque rodeada de flores quão bela és!»
Chama do Carmo I NS 118 I Julho 17 2011

Sem comentários: