domingo, 17 de julho de 2011

Cinco ordenações sacerdotais

A tarde do dia da Senhora dos Carmelitas cresceu serena e fresca. E quente por dentro. O Santuário do Menino Jesus de Praga foi o centro do mundo nesse dia. Ali peregrinamos muitos carmelitas, sacerdotes, religiosos, irmãs e leigos para rezarmos pelos cinco diáconos que a Ordem propôs para o Presbiterado.
O engalanamento era discreto e quanto baste.
Presidiu à celebração o senhor D. Manuel Clemente, bispo do Porto e feliz aniversariante. Acompanhava-o o D. Carlos Ximenes, muitos sacerdotes e religiosos, as famílias e amigos, quer vindos de Timor quer de Angola.
A celebração decorreu ágil e serena e bem cantada. terá sido preciso um Mozart para encontrar alguma nota fora de tom!
Ao fim de duas horas saímos de novo em Procissão abandonando o Santuário trazendo connosco mais quatro sacerdotes que logo foram engolidos pelos beijos e abraços e inundados de alegria e lágrimas.
Não faltou um refresco contagiante a quem nem todos puderam participar, pois era Dia da Senhora do Carmo. E noutras comunidades havia ainda muito que cantar.
Fica porém na memória a beleza do dia, da celebração de consagração e da entrega de cinco novos sacerdotes para o serviço da Igreja e o louvor de Nossa Senhora do Carmo.
Ficam-nos neste dia muitas palavras de gratidão. Palavras que o Padre Provincial Joaquim Teixeira expressou no final da celebração ao senhor D. Manuel, aos novos sacerdotes e suas famílias, às suas Igrejas de origem e a quantos os formaram e ajudaram a crescer.

Sem comentários: