segunda-feira, 4 de julho de 2011

XVI Encontro dos ex- Seminaristas da Geração 80

No passado dia 2 de Julho, a chama da amizade voltou a estar bem acesa nos ex-seminaristas da “geração 80/90”, que se reuniram no seu 16º Encontro, dando continuidade à iniciativa que brotou em 1995.
Com vem sendo hábito, o evento teve lugar na Quinta do Menino Jesus de Praga, em Deão, onde o grupo aproveitou para confraternizar à volta da mesa e nos belos espaços, tendo início pelas 10.30h e terminando por volta das 21h.
Para além dos momentos de convívio, não faltou a reflexão e planeamento do próximo, resultando na decisão unânime de dar continuidade à iniciativa no próximo.
Nesta reflexão, o P. Carlos começou por transmitir a mensagem de solidariedade e apoio do Provincial, o P. Joaquim Teixeira, que devido à participação na Peregrinação Anual a Fátima não pôde estar presente. Salientou ainda a importância destes encontros para a Ordem, pois eles ajudam na criação de laços e na manutenção de uma identidade carmelitana, como prova a participação dos descendentes de alguns participantes nas estruturas juvenis do Carmelo.
Em nome da Comissão organizadora, transmiti as mensagens de alguns colegas, recebidas via email: o Quim e o Miguel Gonçalves, que se encontram a trabalhar no estrangeiro; o Hilário e o Saúl, por questões laborais.
Da reflexão resultaram algumas ideias/aspectos, que convém referir: em primeiro lugar, a grande satisfação de todos os presentes pela oportunidade de participação, sendo salientada a sua importância como marco anual; em segundo lugar, a saudade expressa pela maioria, relativamente aos que não puderam estar presentes e que gostariam de rever; em terceiro lugar, o agradecimento unânime à comunidade de Viana pela disponibilização do espaço e pela amizade demonstrada, personificada na pessoa do seu prior, Frei João Costa; por último, um agradecimento especial ao Pe. Carlos, pela formação ministrada, pela sua amizade e disponibilidade, demonstradas em variadíssimos momentos, pelo seu empenho e dinamismo para que estes encontros sejam possíveis, “especiais e inesquecíveis”, apoiando e incentivando a equipa organizadora e todos aqueles que marcam presença.
Para que conste e possa servir de estímulo a alguns ausentes, aqui ficam os nomes dos participantes deste ano:
António Sales, Aires Cláudio Monteiro, Eduardo Martins de Sousa, Eugénio Afonso, Fernando Barbosa, Luís Alberto Vieira, João Alves de Sousa, José Manuel Gemelgo Reis, Paulo Rocha, Ricardo Simões, Vítor Manuel Teixeira, Frei João Costa, Pe. Carlos.
Até 2012.
José Manuel Gemelgo Reis

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que com tamanha "fartura" de ex-alunos presentes, não estará na hora de unificar os dois encontros anuais de ex-alunos que se realizam? Que importa a geração, não são todos ex-alunos?