sábado, 31 de dezembro de 2011

Que o ano novo seja bendito

Inexoravelmente muito se esvai das nossas vidas quando um ano se vai.
Entretanto, ficam tantas coisas arrumadas no baú dos dias. Tantas que haveremos de lembrar pontualmente não sabemos bem quando. Tantas coisas de que havemos de pedir perdão, tantas coisas que agradecer ao bom Deus, o Senhor do tempo e da eternidade, de Quem é o hoje e o amanhã, o passado e o fututro.
Termina mais um ano e quero agradecer-Lhe tudo quanto recebi da Sua mão cheia de bondade. Agradecer-Lhe a vida e o amor, as flores, o ar e o sol. Agradecer-Lhe tudo quanto foi possível. E o que não foi, mesmo que só Ele saiba o porque sim. Agora que um ano se vai, graça e perdão. Ao um ano vem, bondade e bênção.

Senhor, ao findar mais um ano
quero oferecer-Te todo o trabalho que fiz,
tudo o que passando pelas minhas mãos
me ajudou a construir.

Ofereço-Te, Senhor,
as pessoas que amei ao longo destes meses,
as amizades novas, os que me são próximos,
os que vivem longe, os que me deram a mão,
todos aqueles a quem ajudei,
com quem partilhei a vida, o trabalho,
as dores e as alegrias.

Também Te peço perdão, Senhor,
pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto,
pelas palavras inúteis, pelo amor desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias
e pelo trabalho apressado e mal feito.
Perdão ainda pela vida frouxa, sem entusiasmo.

Perdão pela oração que fui adiando
e que agora venho apresentar-Te.
Perdão pelos meus silêncios e esquecimentos.

Ao iniciar a caminhada do ano novo
páro diante dos dias que se me abrem.
São dias novos a estrear,
dias que só Tu saberás se chegarei a viver.

Que o novo ano seja bendito
e eu possa re-empreender a minha viagem
em paz e união com toda a humanidade.

Hoje, Senhor, rezo-Te por mim e pelos meus.
Peço-Te paz e alegria, força e prudência,
clareza e sabedoria,
para que possa viver cada dia com optimismo
levando a cada recanto a Tua luz e bondade.

Que o meu caminho se abra claro, Senhor,
a todo os peregrinos solitários.
E que Tua mão me acompanhe e me abençoe,
e Tuas bênçãos eu derrame copiosamente
onde pisam os meus passos.

Enche-me de bondade e de alegria
para que quantos se aproximem do meu olhar
encontrem em mim alguma da Tua suavidade.

Sê para mim uma rocha, Senhor,
em que possa apoiar a minha fraqueza
Sê o meu refúgio, a minha força e meu apoio.

Leva-me consciente a todos os lugares
por onde me levem os meus pés,
porque belos são os que anunciam a paz.

Que possa eu dar as boas vindas
com um sorriso a quem me aperta a mão,
e as estenda para abençoar em Teu nome.

Que eu seja agradecido pela obra da criação
e me sinta responsável por cuidar
e preservar a beleza da terra.

Que o manancial da compaixão
mane abundantemente dentro de mim
até que eu alcance saborear as lágrimas
dos meus companheiros.

E a minha amizade conTigo seja forte e sã.
Que esse amor seja consolo e desafio
sempre que tiver de lutar por reencontrar
o caminho do ano novo.
Que o novo ano seja bendito
e sem medo das perguntas
que oprimem o coração e a mente.

Que eu aguarde e acolha pacientemente
o dia em que acharão resposta.
E o meu espírito se mantenha alerta e aberto
para descobrir a Tua vontade.

Que cada dia deste ano novo
seja regalo e prenda para Ti.
E a Tua bênção se derrame suave sobre nós
como a chuva sobre a relva.
Amen.

Chama do Carmo I NS 130 I Janeiro 01 2012
 

Sem comentários: