sexta-feira, 16 de março de 2012

Morreu o P. Camilo Maccise

Faleceu hoje, 16 de Março, às 00:23, e aos 75 anos de idade, o P. Camilo Maccise, na Casa Provincial da Província de S. Alberto do México. Morreu vítima cum cancro no cólon.
Camilo Maccise nasceu em Toluca, Estado do México, em 1937; e entrou no Noviciado da Ordem em 1954.
Doutorou-se em Teologia com uma tese sobre as comunidades eclesiais de base. Foi professor de Teologia Dogmática e Espiritualidade em várias universidades da Améria Latina e na Europa. Estudou aprofundadamente a teologia da Vida Religiosa.
Na Ordem ocupou vários cargos de responsabilidade e governo. Em 1991 foi eleito Prepósito Geral da Ordem; seis anos depois foi reeleito para segundo mandato. De 1994 a 2001 foi presidente da União dos Superiores Gerais.
Terminado o mandato de Superior Geral regressou em 2003 ao México, onde foi novamente Superior Provincial. Foi depois destinado para a comunidade de Alba de Tormes, Espanha, donde partiu para todo o mundo dando conferências, cursos, retiros, assessorando capítulos gerais e provinciais de diferentes Ordens e Institutos como teólogo da Vida Religiosa.
No último ano viu-se afecta por um tumor no cólon, pelo que regressou ao México para tratamentos, amparado pela sua comunidade e familiares.
As exéquias serão celebradas no Santuário de Nossa Senhora do Carmo "La Sabatina". Uma vez cremado o corpo do Padre Camilo, a urna com suas cinzas serão depositadas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Toluca.

Sem comentários: