segunda-feira, 19 de março de 2012

Poema a São José

São José,
Pai-Operário
Do próprio Deus
Seu Escudeiro!
Que em duros tempos
Jesus guardaste
De seus algozes, seus inimigos
Que – dedicado – Maria amaste
Que – Girassol – seguindo a Luz
Fortaleceste o Teu Calvário!

Oh, bom José
Pai carpinteiro
Olha por mim
Roga por nós
Abençoa esta Família!

E porque és justo Santo e Leal
À Virgem pede – Divina Mãe
E a Jesus – Filho Sagrado
Que me dêem Força, Coragem, Fé
Para, sereno, levar a Cruz
Que pesa tanto... me põe no chão!

Oh, meu Bom José Intercessor
De minha súplica junto ao Senhor
Enfim, Te peço, com devoção:
Sê o meu Sol na noite escura
E a Lua-Cheia no Coração!

1 comentário:

Anónimo disse...

De nada quereria hoje recordar. É impossível neste turbilhão de ideias... paro e debruço o meu meditar para São José, homem de lavor de vida simples e límpida. Como é possível que São José, não fosse possuidor de uma insondável vida interior, de uma profunda paz, quando na Sua Noite da Fé, lhe foi dada a garantia do profundo amor de Deus por si? Presenteado com tão maravilhosa vocação: ser pai adoptivo de Jesus, esposo de Maria. São José, tremeu, duvidou, muito se amedrontou e no entardecer da sua vida, no leito da sua morte, com tão ternas presenças a seu lado... regozijou-se. Amara os seus e a eles entregara o seu espírito afectuoso, conforto e consolação. Este abandono, esta dedicação total a Maria, a Jesus, à comunidade foi caminho de conforto e também de comfronto nas grandes decisões. José, colocou os desígnios de Deus à sua liberdade. A São José, o convoco neste especial dia, à minha e nossa vida. Convoco-o recordando todos os pais que vivem o peso da dor, da separação de seus filhos, da doença, da ausência, do desconhecimento dos seus... Aprendamos a encontrar São José, nos jardins fechados em que Deus nos leva a deleitar.... Que São José nos oriente na busca da serenidade em tempos de tristeza e de incerteza. Ámen.