terça-feira, 1 de maio de 2012

Pelos caminhos de S. Teresa e São João da Cruz - Testemunho 1

Queridos companheiros de peregrinação:
Acredito que fomos escolhidos por Deus para juntos vivermos três dias de Peregrinação Carmelitana que percorreram os caminhos de S. Teresa e São João da Cruz.
Torna-se para mim difícil descrever a emoção que vivi durante estes dias. Mas vou partilhar convosco os momentos que para mim foram mais altos.
Devo dizer, porém, que antes de escrever este texto fui apanhar ao meu jardim alguns lírios, para ter ainda mais presente o momento da subida para o jardim do Túmulo de São João da Cruz, e assim senti-lo mais perto de mim.
Quando à noite todos subimos àquele jardim pudemos ver e sentir aquela paisagem deslumbrante! Mas a história da vida de São João da Cruz, que o nosso guia, P. Juan Luis, nos ia contando enquanto caminhávamos, era ainda mais deslumbrante! Por momentos parecia que o Santo estava ali no meio de nós!
Nesta Peregrinação foram ainda os nossos queridos Frei João e Frei Silvino, incansáveis na preocupação, desejando e tudo fazendo para que tudo corresse pelo melhor!
E também tivemos a companhia de um tesouro: o senhor P. António da Encarnação, da Diocese de Viseu, que, durante a homilia, nos fez reflectir com uma mensagem de ternura e de amor. Com muita convicção lançou-nos um desafio: o de conhecermos a história de vida da Bem-aventurada Isabel da Trindade; sobretudo, pediu-nos para não esquecermos a oração pela sua canonização!
A mim convenceu-me!
As lágrimas correram-me também quando, debaixo de chuva, rezámos Laudes às portas do Santo de Deserto de São José de Las Batuecas.
Foi uma peregrinação abençoada!
Irei continuar a percorrer os caminhos de S. Teresa e de São João da Cruz.

Esmeralda Patrício, Viana do Castelo

Sem comentários: