terça-feira, 7 de agosto de 2012

Amêndoas de Jesus

«Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,
e não tivesse amor,
seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.»
(1 Cor 13,1)

No dia 23 de Junho realizou-se mais um encontro de casais da nossa Comunidade do Carmo de Viana do Castelo, desta feita na Casa do Menino Jesus, em Deão, e com a participação dos nossos filhos.
O dia amanhecera solarengo, facto este que anunciava um dia que iria ser muito bem passado. Por volta das 10h o Grupo de Casais, que mais tarde haveria de se chamar «Casais Amendolagine de Jesus”, foi-se juntando no Convento do Carmo. Saímos então rumo a Deão. Chegados à Igreja Paroquial e, porque «Deus está ali onde se reza», em família iniciamos a oração da manhã, seguida de uma pequena caminhada, onde a boa disposição e o bom humor se fez sentir. Chegamos finalmente à Casa do Menino Jesus de onde iríamos passar o resto do dia, em convívio fraterno e reflexivo.
E quando as horas iam adiantadas e a fome já apertava, rapidamente colocámos as mesas e fizemos um almoço partilhado, onde os petiscos que cada família trouxe abundavam, aproveitando para dar graças ao Senhor pela oportunidade de estarmos juntos e podermos compartilhar da mesma mesa.
Para além dos momentos de confraternização, houve também espaço para a reflexão e para a Eucaristia.
Quanto à reflexão, esta teve dois momentos. No primeiro momento, refletiu-se em casal sobre a vida de um Santo da Ordem do Carmo, previamente atribuído pelo nosso orientador espiritual Frei João Costa. Analisamos assim, todo o seu percurso em busca da perfeição da vida cristã, as suas virtudes, bem como as características da sua personalidade. O segundo momento foi a partilha do que tinha sido abordado por cada casal. Paralelamente a isto, e desafiados pelo Frei João, discutimos também sobre o nome que haveríamos de dar ao nosso grupo. Inspirados por Jesus Cristo e pelo casal Amendolagine, Servos de Deus e membros da nossa Ordem Secular, cuja vida em matrimónio cristão foi santificada, escolhemos então o nome de Casais Amendolagine de Jesus.
E porque fazia calor, e os mais pequenotes desesperavam por uma ida à piscina, seguiram-se momentos de convívio e brincadeira.
Estava um lindíssimo final de tarde, a paisagem encheu-se de vida e de côr! Chegou o momento da Missa da Vigília de São João Batista. Escutámos então a Palavra do Senhor, aquela que faz sentido às nossas vidas, às nossas famílias, maravilhados pela sua capacidade de nos transformar e de nos dar a paz.
Eis-nos chegado ao fim daquele dia. Saí dali pensativa, mas satisfeita por ter tido a possibilidade do convívio, pela possibilidade de ter podido aprofundar o relacionamento com os outros casais, pela partilha de conhecimentos e perspectivas e acima de tudo pela criação de laços afectivos e espirituais fortes.
Para além de tudo mais, quero destacar a excelente capacidade de organização da Ana Caramez que tem sido incansável em todos os encontros e agradecer ao Frei João pela sua constante disponibilidade em nos acompanhar e em nos orientar nesta busca incessante da espiritualidade. Bem hajam a todos e que venham mais!
Ana Margarida, Carla e Hugo Rocha (apesar de ter sido só eu a escrever)  

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi tão bom este dia.
Ana