domingo, 19 de agosto de 2012

Vinte e cinco anos depois



O Sr. José Sousa de Calheiros, Ponte de Lima, teve treze filhos, quatro deles rapazes. Em diferentes etapas os rapazes - Jota, Xico, Joaquim e José - passaram pelo Seminário do Carmo. Se por cá não ficou nenhum, por lá ficaram raízes fundas e fortes. Raízes valentes.
Logo depois da saída do Seminário o Xico emigrou para o Brasil. Ano a ano volta à terra, onde, neste domingo, reuniu um grupo substancial de amigos familiares e ex-seminaristas. A Chama do Carmo esteve lá e pode abraçar a todos, incluindo o Xico que já não víamos há 25 anos. Estamos iguais mas mais velhos. A memória continua lá e as raízes também, e a gratidão «por termos saído homens do Seminário!»
Hoje em Ponte de Lima bebi um refresco de amizade, e recebi gratidão e reconhecimento ao Seminário Missionário Carmelitano de homens que, quando meninos, beberam a fé e os valores da fonte do Carmo.
O Xico prometeu pôr a boca no trombone e contar tudo quanto deve ao Seminário. E o que deve ao Seminário «é mesmo tudo». Mas depois ele conta.
Obrigado, Xico. Obrigado a todos.
Abraço para ti e para todos.

Sem comentários: