sábado, 13 de outubro de 2012

Quem é Santa Teresa de Jesus (I)


Teresa de Jesus iniciou a narração escrita da sua vida aos 50 anos de idade. Madura, portanto! Decorria o ano de 1565.
Por essa altura tinha já fundado o seu primeiro mosteiro, o Carmelo de São José de Ávila. Foi aos 50 anos que a Madre Teresa tomou consciência do longo caminho percorrido, e da urgência de o colocar por escrito, motivação mais que justa para por em prática o seu talento literário. Ao mesmo tempo que escreve dá-se conta de que fala e comunica a sua experiência espiritual. Isto é, ensina, educa.
Simultâneamente este exercício ajuda-a a clarificar as situações e a valorizar outros elementos que ajudem a compreender a acção de Deus em sua vida.
Um primeiro aspecto que Teresa valoriza é a recuperação do caminho, que ela afirma ter perdido depois da infância e da adolescência. A esse caminho re-encontrado chama ela o caminho da virtude.
Se definirmos a palavra virtude afirmaremos que é uma qualidade humana que permite a quem a possua formular e decidir as decisões certas, mesmo nas situações mais adversas por forme a encaminhá-las em seu favor.
O humano virtuoso é aquele que se encontra a caminho de ser sábio, pois sabe como alcançar as suas metas sem esmagar os demais, porque coloca os outros do seu lado e os leva a alcançar um objectivo comum. O virtuoso é aquele «que sabe remar contra a corrente», e assim levar adiante qualquer tarefa, venha o que vier. É uma pessoa com muitas qualidades, postas dia a dia à prova.
Foi esse o caminho de Teresa de Jesus. Descobriu-o rezando. Rezando a sua vida. De facto, o caminho da oração não se pode percorrer sem ser apoiado na virtude. A oração é um exercício pelo qual o homem ou a mulher buscam um caminho coerente de vida.
Veremos como Santa Teresa descobriu o valor da virtude.
Frei Julio Rincon, ocd

Sem comentários: