sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Padroeira de Portugal

Sabe-se que foi com o Rei D. João IV, da ilustre Casa de Bragança, que foi Nossa Senhora da Conceição considerada como Padroeira de Portugal.
O Rei D. João IV convocou as Cortes de 28 de Dezembro de 1645, e ali conduziu os três estados do Reino a elegerem Nossa Senhora da Conceição, por defensora e protectora de Portugal e seus territórios. Aliás, o Rei intitulava-se não só soberano de Portugal, mas também Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia.
A deliberação solene de tomar Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal teve lugar em 25 de Março de 1646. Perante toda a Corte, o Rei pronunciou:
«Assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios, a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição, na forma dos Breves do Santo Padre Urbano VIII, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa.»


Sem comentários: