domingo, 16 de dezembro de 2012

Crónica de um retiro em tempo de Advento


A vida espiritual é o que dá sentido à nossa vida.
E assim sendo, como vem sendo costume, mais uma vez, ontem, dia 15 de Dezembro, coração do Advento, decorreu o Retiro de Advento da Comunidade do Carmo. Dezassete pessoas, no total. Retirados da cidade e adentrados nos espaços divinos do Carmo, no seu silêncio e na sua paz, decorreu ali, desde as 10:00h até às 17:00h, mais um Retiro de Advento.
Refazer a vida no Advento, assim foi o nosso encontro e a experiência espiritual única, na apresentação do tema «Esperar em jubilosa esperança», pelo amigo Simão Cardoso, leigo, de Alijó, onde vive empenhado na pastoral da sua comunidade cristã. O Prior Frei João Costa chama-o de «menino», apesar da sua idade já madura. E de facto o Simão é um menino e nós podemos comprová-lo. Um menino de sangue azul, pois têm um irmão que é Rei, Jesus Cristo. Seu irmão primogénito. Um menino com grande amor pela Igreja e pela vida. Ao longo do retiro o Simão deixou-nos ensinamentos profundos e identificou toda a nossa dificuldade como Cristãos na vivência da nossa fé. E disse-nos o quanto vale ser Cristão e o quanto isso se faz fundamental nas nossas vidas, tal como o ar que respiramos ou o alimento que comemos. Durante os momentos em que escutámos o Simão, tivemos oportunidade de escutar o quanto a sua fé está alicerçada na vida de Jesus Cristo. O Simão vive a esperança na vida! As suas palavras são testemunho disso e ajudaram-nos a encarar a vida com outra naturalidade e a entender que nas maiores dificuldades Deus está a nosso lado e que devemos aceitar e dar graças a Deus. E na vida devemos crescer e ajudar a crescer, pois isso solidifica a nossa fé. Nunca devemos deixar de perguntar em Quem acreditamos, e porque é que acreditamos. Estas e outras questões ajudam-nos a viver e a manter uma fé lúcida e firme. A vida eterna prepara-se aqui. E a idade mais bela é o momento que passa. Na medida em que os anos passam por nós ganhámos maturidade espiritual. Todo o Homem justo, alcança a salvação e nós cristãos não conseguiremos mais deixar a oração sem priorizá-la na nossa vivência diária. Mesmo que sejam momentos breves, o importante é que nunca deixemos de dialogar com Deus e queiramos deixar a sua voz habitar dentro de nós. Escutar, meditar na Sua Palavra e trazê-la para a vida.
O Simão é um homem com um belo testemunho de vida. A cada dia que passa ele pede força e coragem para nunca desistir de atender ao chamamento que Deus lhe faz, e hoje quando lhe perguntam: - Quem és tu Simão? Ele responde: - Eu sou peregrino que está de regresso à casa do Pai. É de lá que eu vim, é para lá que eu vou. Pois a dádiva maior que Deus nos fez é o dom da vida. É a consciência do meu eu cristão.
 No retiro deste Advento, Ontem ou Hoje, pouco interessa  o Simão ensinou-nos a sermos seres de carácter, com valor. Pois é o seu ser cristão que assenta no seu ser de Homem.
Obrigada, Simão, por vivermos o espírito do retiro, aliados aos momentos de partilha, reflexão e riso (com Deus).
Bem-haja a esta família carmelita de Viana do Castelo, que nos proporciona estes belos encontros de silêncio e oração. Foi proveitosa esta dádiva e terminamos a escutar Frei João Costa que nos incentivou a não guardamos estes momentos só para nós, mas que no próximo retiro, cada um de nós traga um amigo. E o próximo é já ali, também Sábado, em pleno tempo da Quaresma! Que juntos continuemos a partilhar momentos em que o Espírito Santo enche o interior, para que o vigor na vida comunitária seja mais forte e possamos aprender a vencer os obstáculos quotidianos, as dificuldades nas relações humanas, a enfrentar a vida que nos circunda.

Verónica Parente

Sem comentários: