sábado, 22 de dezembro de 2012

Felizes festas do Natal de 2012!

Depois que se encontraram e se abraçaram, Isabel respondeu a Maria, sua prima: «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é fruto do teu ventre! Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor.»
O grito de alegria de Isabel já se tornou realidade, pois das entranhas de Maria nos foi dado Aquele que Deus havia prometido: o Filho de Deus, Deus mesmo, fez-se um de nós!
Vamos todos celebrar o Natal. Vamos celebrá-lo como Maria e Isabel que se encheram de alegria porque Deus havia operado maravilhas, porque Deus abriu um curso novo à vida.
Vivemos tempos difíceis. O medo do futuro amplia cada vez mais o seu espaço no nosso coração. Afinal, as riquezas deste mundo que Deus quer para todos não chegam à mesa de muitos.
Ainda assim há Natal. Deus vem para o meio de nós e partilha a nossa vida, Deus partilha a vida dos humanos, desde o mais pequenino, desde o mais débil e fragilizado. Deus vem e dá-nos o seu amor, a sua força e a sua luz. E também nos convida a ser para o mundo o mesmo amor, força e luz.
Vamos celebrá-lo. Nas datas que seguem somos convidados a reunir-nos na igreja para celebrar o Natal:

25 de Dezembro, Natal
No meio do maior silêncio da noite, num lugarejo esquecido chamado Belém, nasceu um Menino a quem os pais deram o nome que o Anjo lhes dera, Jesus.
Nasceu para nós, e por isso preferiu nascer na pobreza e na austeridade extremas. E nós, como os pastores de então, que viviam montes abaixo, à margem da sociedade, aproximamo-nos Dele e O reconhecemos como a luz de Deus que sempre nos acompanhará e guiará. Por isso, mais uma vez, com toda a nossa alegria Lhe damos graças pela sua vinda para junto de nós!

30 de Dezembro, a Sagrada Família
Jesus nasceu e cresceu envolvido pelo calor de uma família. Eram uns pais excepecionais; chamaram-se José e Maria.
Educaram-no à volta da sua casa, em Nazaré, a terra onde viviam.
Hoje ao recordarmos esta família vemos nela um modelo para as nossas famílias. E por isso, neste dia, rezamos pelas nossas famílias e por todas as famílias do mundo, pedindo a Deus que as abençoe com o seu amor.

1 de Janeiro, Santa Maria Mãe de Deus
Exactamente uma semana depois do Natal os nossos olhos centram-se em Maria, a Mãe de Jesus.
Foi ela que pela sua resposta ao chamamento de Deus, que pela sua fidelidade e pelo seu amor, nos deu o Salvador.
E nós, no início de mais um ano, pedimos-lhe que nos ajude a ser como ela. E ao mesmo tempo rezamos-lhe pela paz no nosso mundo tão marcado pela divisão.

6 de Janeiro, Epifania do Senhor
Entretanto, chegaram uns sábios vindos de terras longínquas. Chegaram guiados pela luz que Deus havia posto nos seus corações.
E enquanto as altas chefias da capital do reino (Jerusalém) se assustaram com a chegada de tãos ilustres personagens, eles, por sua vez, inundados de alegria, não se deixaram reter desnecessariamente, sem antes encontrar o Menino que havia nascido e a todos atraía. Por isso, se lançaram de novo ao caminho até O encontrarem. Por fim, ao verem o Menino que tinha nascido, adoraram-n’O e reconheceram-n’O como o caminho para a Humanidade que vivia de uma a outra ponta da terra. Simplesmente, porque o Filho de Deus tinha nascido no meio de nós, para nós.

13 de Janeiro, Baptismo do Senhor
Neste dia litúrgico vamos contemplar Jesus já homem adulto.
Depois de ter vivido trinta e três silenciosos anos em Nazaré, dedicados à família, ao crescimento humano, ao trabalho, à piedade e oração, Jesus dirigiu-se para as margens do Rio Jordão. Ali, seu primo João, o Precursor, reunia multidões de pessoas e pregava-lhes um caminho de conversão que todos deveriam seguir.
Estando um dia a baptizar João viu que Jesus enfileirara na fila dos pecadores, se aproximou, entrou nas águas do Rio Jordão e lhe pediu o baptismo. Então os céus se abriram e Deus revelou Jesus como o Seu Filho muito amado, que, cheio do Espírito Santo, havia de levar ao coração de cada homem e cada mulher do mundo inteiro, a boa notícia do Evangelho da salvação.

Chama do Carmo I NS 168 I Dezembro 23 2012

1 comentário:

«M» disse...

o que é o Presépio?...
brilho de simplicidade…

..numa ditosa e simples gruta, rompe-se no silêncio da noite,
o presente da paz de Deus!

os anjos cantavam, as estrelas brilhavam,
José vigiava
e o olhar terno e eterno de Maria O contemplava…
… o burro, a vaca aqueciam, pastores, anjos e reis acorriam!
humildes e poderosos cativados estavam
e diante da manjedoura se prostravam.
simplicidade, realeza, paixão e oração,
centelhas do Amor de Deus numa noite de emoção!

nem toda a humanidade compreendeu,
mas o brilho da simplicidade
desta Noite Santa em Belém da Judá
para sempre… NASCEU!

e para mim?...