quinta-feira, 7 de março de 2013

50 anos da restauração da presença carmelitana em Braga



A comunidade dos Carmelitas Descalços da Igreja do Carmo, inaugurou no passado sábado o seu núcleo museológico.
A iniciativa contou com a presença do padre provincial Joaquim da Silva Teixeira e de toda a comunidade daquele convento.
De acordo com o provincial, a difusão da palavra do Senhor não se faz somente através da leitura, mas igualmente através da arte e das obras de arte.
A iniciativa contou com um grande número de fiéis que fizeram questão de marcar presença naquela que foi a primeira visita guiada ao recém-inaugurado museu do Carmo, a cargo do frei Marco Caldas.
O espaço ora inaugurado contém imagens, paramentos e outros objectos de culto daquela instituição religiosa, com destaque para a sacristia onde os sacerdotes se preparam para os actos de culto religioso.
Para além destes, o museu do Carmo contém igualmente escritos sobre a vida daquela igreja, com referência ao extinto colégio Dublin, contíguo ao convento, que servia de base de formação de muitos padres carmelitas, quer a nível filosófico, quer a nível teológico.
De resto, existem também algumas referências a personalidades que marcaram, de alguma forma, a vida daquela instituição do foro religioso, nomeadamente D. Francisco Maria da Silva e D. António Bento Martins Júnior.
A animação musical esteve a cargo dos grupos Apocalipse e Grupo Instrumental do Carmo.
Os Carmelitas Descalços  de Braga estão a iniciar as comemorações do Jubileu dos 360 anos (1653) da sua fundação e os 50 anos (1963) da sua reconstituição.

Frei Marco Caldas OCD

1 comentário:

Ana disse...

Mais um bocadinho de História!
Parabéns!