sábado, 20 de abril de 2013

Chamados!


Todos somos chamados. Isso é o que nos caracteriza como seres humanos. Somos chamados à vida, chamados pelo nome, convocados para o bem, para o caminho, enfim, para sermos humanos, cada vez mais humanos, tão humanos que um dia nos divinizamos.
Somos chamados porque amados; e chama-nos Quem nos ama e porque nos ama. A história da humanidade é também um longo relato de cegueira e surdez, isto é, um longo e pronunciado fechamento ao apelo e ao chamamento de Deus. Somos chamados; Deus respeita e espera a resposta. Sobretudo, Ele espera-nos. Porém, nos carreiros de qualquer idade, e até mesmo nos perdidos da vida há uma Voz que nos chama incansavelmente pelo nome.

Samuel era menino e acólito no templo.
nasceu por volta do ano 960 aC. Era tão atento e zeloso que Deus o chamou numa noite em que o menino dormia. O menino foi ter com o sacerdote, mas ele não o tinha chamado; e nem o sacerdote nem o menino descobriram à primeira que é Deus quem chama!

Jeremias nasceu no ano 655 aC. Era muito jovem e Deus chamou-o; e contra todas as probabilidades mandou-o dizer a Sua palavra a quem a não queria ouvir!
Não houve quem dele não se risse!
Mas Jeremias não se calou!

Ester, jovem e bela judia, nasceu em 458 aC. Era fiel a Deus e rainha casada com o rei Assuero, da Pérsia, potência dominante à época. Deus chamou-a para encantar o coração do rei e alcançar a libertação do Povo. Com risco de perder a vida ela aceitou a missão!

Paulo de Tarso era um jovem judeu dos
quatro costados. Estudou afincadamente e provavelmente era já doutor da Lei quando Jesus começou a pregar. Morto Jesus perseguiu atrozmente a seita cristã evitando a todo o custo que estes hereges propagassem a nova fé. Dois anos depois da ressurreição o Ressuscitado aparece-lhe, fala-lhe e ele cai do cavalo: e de perseguidor torna-se cristão perseguido!

Agostinho nasceu em Hipona, no norte de África,  em 354. Era filho de um nobre pagão e mãe cristã. Preferiu caminhar pelo paganismo sempre em busca da verdade, jamais escutando o apelo da mãe. Cansado e inquieto aceita o chamamento aos 32 anos, depois de ouvir os sermões de S. Ambrósio de Milão.

Teresa de Jesus nasceu na cidade de Ávila, cidade de santos e de cavaleiros, em 1515. Em pequena a mãe ensinou-a a ler romances. E do que ela gostava mesmo era de romances e namoricos, perfumes, galantearia e bailes. Forçada ao internato dum colégio recebeu aí o chamamento à santidade!

João de Yepes nasceu em terrque poucos conhecem, Fontiveros, Ávila, Espanha. O pai era rico e nobre, a mãe pobre, órfá e tecedeira. Porque ali venceu o amor o pai acabou tecendo, deserdado pela família. Em pouco tempo nasceram três filhos: João é último. Mercê da fome o pai morre brevemente e depois o irmão do meio. João sobrevive naõ sabemos como. Estuda não sabemos como. Singra não sabemos como. Mas sabemos que a mão de Deus estava com ele, e ele colaborou com a inteligência e a disposição. É o sano mais poeta e o poeta mais santo. E é muito, e é pouco dizer de Juan de la Cruz.

Hermann Cohen nasceu em 1820, filho de poderosos judeus de Hamburgo. Foi educado no desprezo ao cristianismo. Lamennais, sacerdote apóstata, foi seu mestre e quem o apresentou à élite da sociedade europeia e anticatólica. Músico exímio frequentou os grandes palco e recebeu o reconhecimento das principais e mais por acaso, substituiu um amigo na regência do coro do Príncipe de Moscovo.

Paul Claudel nasceu 1868, filho dum bancário e de mãe católica. Cresceu sem ligações à fé. Foi diplomata e dramaturgo. Ouviu a voz de Deus, subitamente, num Natal, ao ouvir o coro da catedral de Notre Dame, quando, considerava ele, todos eram felizes por acreditar e orar a um Deus a quem até então ele não queria conhecer.

Teresinha nasceu em 1873. Ainda menina de quatro anos decidiu dar tudo a Jesus, por amor. Viveu mais vinte: os últimos sete no carmelo; antes de entrar, pediu que Jesus lhe enviasse um sinal do Seu amo por elar: que a neve cobrisse a terra com o seu manto. E assim sucedeu no dia 9 de Abril de 1888!

Chiara Lucci nasceu em 1971. Era uma jovem italiana, bela, desportista e atraente. Aos 17 anos diagnosticaram-lhe um tumor ósseo que lhe encerrou a carreira de desportista. Chiara aceitou os desígnios de Deus, oferecendo-Lhe tudo o que lhe restava. A quem a visitava recebia dela força, paz, serenidade e alegria. E dizia: «Já não posso correr, mas gostava de te passar a chama da fé, como nas olimpíadas!»

Faltar-nos-ia aqui espaço e tempo para falar de tantas e tantos chamados, e chamados de tantas maneiras e em tantas curvas do caminho! Neste domingo das vocações reza pela tua vida chamada a ser no mundo sinal de Cristo; e reza por tantas mulheres e homens chamados a responder com radicalidade, isto é, desde a raiz mais profunda do seu ser, e a ser louvor da glória do nosso Deus. A sua fidelidade também depende da generosidade da tua oração!

Chama do Carmo I NS 185 I Abril 21 2013

Sem comentários: