sábado, 18 de maio de 2013

GAF... Dezanove anos de crescimento

> Gabinete de Atendimento no Convento do Carmo – Famílias vão ter mais apoio (Comércio do Porto, 1994).
> Gabinete de Atendimento à Família realiza a I Semana do GAF (Notícias de Viana, 1995).
> Centro de acolhimento para excluídos sociais: Carmelitas Descalços abrigam ex-toxicodependentes e desempregados de longa duração (Jornal de Notícias, 1997).
> Viana do Castelo – Apoio a crianças de famílias problemáticas (Comércio do Porto, 2000).
> Viana do Castelo – Mulheres ameaçadas têm casa para as proteger (Jornal de Notícias, 2000).
> O GAF alarga o âmbito da sua intervenção através de duas novas valências: Casa Abrigo ‘Dar voz às mulheres’ e o Projeto ‘Casinha’ (Notícias de Viana, 2000).
> GAF, atento a novas problemáticas, lança dois novos projetos (Aurora do Lima, 2000).
> GAF: Campanha de solidariedade foi um sucesso (Aurora do Lima, 2001).
> Combate à droga: GAF apresenta resultados (Correio do Minho, 2003).
> X Jornadas de reflexão do GAF – Índices de violência conjugal aumentam (Notícias de Viana, 2004).
> Viana do Castelo – Inaugurada valência de apoio aos sem-abrigo (Jornal de Notícias, 2006).
> GAF integra rede de apoio às vítimas de violência doméstica (Diário do Minho, 2007).
> Núcleo vai dar voz a vítimas de violência doméstica (Correio do Minho, 2007).
> Jornadas e Worshops assinalam aniversário de fundação. GAF de Viana debate inclusão social(Diário do Minho, 2010).


Com projeção local ou nacional, também a comunicação social foi assinalando e acompanhando estes dezanove anos de crescimento e maturação do Gabinete de Atendimento à Família. O GAF ‘nasceu’ a 24 de Maio de 1994 pela iniciativa dos Padres Carmelitas Descalços de Viana do Castelo que, preocupados com situações de emergência social, procuraram a promoção da inclusão e o desenvolvimento e cidadania das famílias mais desfavorecidas. Novas problemáticas foram emergindo...diferentes conjunturas sócio-económicas foram criando novas fragilidades...cada vez mais respostas de intervenção social se tornavam necessárias...o GAF não poderia ficar indiferente!
Atualmente, o GAF dispõe de uma estrutura organizada que atua em cinco áreas complementares: o Apoio à Comunidade, a Prevenção e Intervenção na Violência Doméstica, a Proteção da Família e da Criança, a Saúde e o Comportamento Desviante e os Serviços Socialmente Solidários. Procura-se, desta forma, uma intervenção comunitária concertada que oscila desde a prevenção primária com crianças, jovens e adultos (seja atuando nas escolas, seja  junto das comunidades) até à última linha de reinserção e minimização de danos.
Numa ótica de fortalecimento quer dos indivíduos quer das famílias, o GAF tem como missão o “desenvolvimento de resposta sociais de qualidade, com espírito humanista e solidário, que promovam os direitos, a qualidade de vida, a inclusão e a cidadania de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou económica”, adotando como princípios da sua atuação a família, a equidade, a individualidade, a autodeterminação, a autonomia, a confidencialidade a inovação e a qualidade!
«O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.»
(Madre Teresa de Calcutá)
No GAF contamos atualmente com cerca de 50 pequenas gotas (colaboradores) que asseguram serviços integrados 24 horas por dia, 7 dias por semana e mais 20 (voluntários) que dedicam parte do seu tempo a esta complexa missão. Sem elas, o oceano da prevenção e da intervenção social seria com certeza menor!
E só assim se tornou possível em 2012 apoiar cerca de 1100 famílias e cerca de 7500 pessoas, servindo cerca de 30.000 refeições principais e efetuando mais de 800 atribuições de cabazes de géneros alimentares.
O financiamento para todo este trabalho deriva de contratualizações públicas com o Estado Português para apenas alguns dos serviços prestados, financiamentos para projetos temporários e ainda donativos e prestação de serviços (ex. empresa de lavagem manual de automóveis, Washgaf), os quais se tornam essenciais para a sustentabilidade do GAF!

Se pretender apoiar o GAF pode...
1. Contribuir com donativos em espécie e/ou em numerário, cheque (à ordem do GAF), vale postal ou transferência bancária para o NIB: 0007 0000 00629490716 23, dedutíveis.
2. Adquirir serviços/produtos socialmente solidários do GAF.
3. Tornar-se “Amigo GAF” (quota mínima de 20€/ano dedutível no IRS).
4. Consignar parte do seu IRS indicando o NIF 503 748 935 no campo 901 do anexo H (benefícios fiscais e deduções) do Modelo 3 do seu IRS.
5. Tornar-se voluntário.
6. Divulgar o GAF e as suas iniciativas.

Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do Castelo Portugal
258829138  geral@gaf.pt  www.gaf.pt   
NIF 503 748 935

Dra Leandra Rodrigues
Chama do Carmo I NS 189 I Maio 19 2013


Sem comentários: