sábado, 4 de maio de 2013

O velho, o novo e o essencial

Vivia na Polónia certo homem muito sábio e famoso. Era visitado por muitos e foi visitado por um turista, que, ao chegar se surpreendeu com a casa do sábio: era só de uma assoalhada, limpa e arrumada, com apenas um catre, uma mesa, duas cadeiras e uns livros.
Perguntou o turista: – Sábio, onde estão os teus móveis?
E o sábio respondeu-lhe com uma pergunta: – e onde estão os teus?
E obteve como resposta: – Eu sou um turista, estou aqui só de passagem.
E o sábio encerrou a conversa dizendo: – Também eu estou aqui de passagem.
O velho. Jesus era judeu, os apóstolos eram judeus, os primeiros discípulos eram judeus, e Jerusalém foi a sede dos primeiros cristãos. A primeira herança dos cristãos foi o Antigo Testamento, a figura de Moisés e o Templo, o sábado, a sinagoga e a circuncisão.
À medida que a Igreja foi crescendo crescia também a alegria dos que se juntavam à fé, crescia a glória de Deus e a sua salvação, e cresciam também os problemas e as diferenças.
O novo. Os novos cristãos vinham de outras culturas e outros ritos, eram outra música e outro mundo. Os novos cristãos queriam ser de Cristo, não queriam ser judeus. Queriam ser marcados com o Espírito de Jesus, não com o de Moisés. Eles queriam ser da nova Igreja, não queriam ser da sinagoga.
E foi assim que estalaram as confusões e as discórdias entre o que era novo e o que era antigo, entre judeus e gentios, entre os de sempre e os recém-chegados, entre os trabalhadores da primeira e os da última hora, entre Jerusalém e Antioquia.
Verificou-se então um confronto inevitável, porque vieram alguns da Judeia que ensinavam assim aos irmãos: “Se vós não vos circuncidardes segundo a Lei de Moisés não vos salvareis”.
O conflito estava lançado. Paulo e Barnabé procuraram manter a calma e a tolerância, mas nada alcançaram porque os velhos cristãos vindos do Judaísmo impunham por sua conta e risco os velhos critérios judaicos: para se ser cristão teria de se ser primeiro judeu! Como Paulo nada conseguiu decidiu-se então enviar a Jerusalém, isto é, à autoridade dos Apóstolos, uma delegação que os consultaria, a fim de se evitar o aumento da discórdia, a perturbação e a divisão da comunidade cristã de Antioquia, que se situava fora do contexto judaico.
E assim foi. Reuniu-se a delegação cristã de Antioquia com os Apóstolos a fim de resolver o diferendo entre a lei de Moisés e a fé em Jesus, entre o velho e o novo, entre judeus e gentios.
O essencial. Depois da reunião os delegados regressaram a casa com a seguinte mensagem: «Nós e o Espírito Santo decidimos não vos impôr nenhuma carga desnecessária!».
Enfim, triunfara a tolerância, triunfara Jesus Cristo e a nova lei de Cristo! A circuncisão da carne ficou para sempre abolida, e nós aprendemos a circuncidar, purificar e renovar diariamente o coração com a renovação a Jesus.
Passados dois mil anos não parece que os velhos pregadores tenham concordado com a decisão saída da reunião de Jerusalém, porém, uma nova tradição tinha nascido sem ter de obedecer às velhas tradições judaicas.
De facto, o problema mantém-se actual, talvez com outros nomes, com outros ritos. O desafio é constante: procurar sempre a unidade no essencial, aquela unidade que une o coração da nossa fé, aquela que ninguém nos pode roubar.
E o essencial é Cristo, porque Cristo é que é o fundamento: se eliminarmos Cristo todo o edifício cai!
Celebremos Cristo na sua Igreja, comamos Cristo na sua Igreja, recebamos o perdão de Cristo na sua Igreja, vivamos Cristo na sua Igreja, porque só Cristo é o essencial. E naquilo que não é essencial deixemos que cresça e floresça a pluralidade e a diversidade.
Nem todos rezam como eu, nem como eu gostam todos das mesmas novenas, rezas e procissões; porém, todos somos de Cristo e é Cristo que nos ensina a amar e a guardar a sua palavra, porque é guardando a sua palavra que Ele e o Pai vêm ao nosso coração e ali fazem a sua morada! Poderá haver melhor circuncisão que Cristo habitando no nosso coração? O seu amor ama, santifica e salva e faz de mim casa de Deus para sempre.
Ele que amou o preto e o branco, o velho e o novo, o judeu e o gentio, ensina-me a amar como Ele ama. Jesus deixou-nos como herança o seu Espírito Santo de amor e a sua paz. É desta herança que todos temos de viver sem medo que ela se esgote.

Chama do Carmo I NS 187 I Abril 5 2013


Sem comentários: