sábado, 15 de junho de 2013

Visita a Malta (e ao Carmo)

 
 

 
De quando em vez um homem tem de sair da Casca. Foi assim que me meti na Ryanair e fui parar a Malta. Objectivo: férias, passeio. Também fui à missa, embora não entenda o maltês.... Só entendi-a "Eucaristia"! E lá estava eu.
Foi essencialmente uma viagem de turista católico que queria conhecer as tradições cristãs e arquitectónicas, bem como conhecer um sítio novo.
Existem em Malta 365 igrejas, tantas quantos os dias do ano. Parece que o elevado número de templos se deve ao facto de uma certa disputa entre localidades: "a minha é mais bonita, mais alta do que a tua".... A rivalidade chega a ser rua por rua!
Existem titulares de igrejas para todos os gostos: desde Santa Ágata até Santa Barbara, passando por S. Nicolau, S. Paulo Naufragado, etc…
A sociedade é virada para o turismo, adapta-se ao turista; é muito pessoal e agradável. O dia começa muito cedo: às 6h da manhã está tudo a "mexer", e tem um pôr do sol e uma linha de horizonte linda...
A co-Catedral de São João é absolutamente mágica... Chama-se "Co-Catedral" porque para uma diocese existe um Bispo e uma Catedral, e em Malta a Diocese de Malta tinha Catedral e Bispo em Rabat, no entanto, por Bula Papal, foi elevada ao estatuto de Co-Catedral podendo o Bispo da Diocese de Malta, cuja sede é em Rabat, tomar esta igreja como sua. Acontece um facto raro: uma diocese tem 1 Bispo e 2 Catedrais!
Viajar é fenomenal, permite-nos abrir os nossos horizontes. Fui sozinho para Malta, mas levei a companhia de três pessoas especiais, Jesus Cristo e Maria e uma pessoa que me é muito especial.
Obviamente também visitei a Igreja e a Basílica de Nossa Senhora do Carmo!
 
Daniel Teixeira 

Sem comentários: