sábado, 6 de julho de 2013

Nossa Senhora do Carmo, Mãe na fé


Nossa Senhora do Carmo. A devoção a  Nossa Senhora do Carmo é uma especial e entranhável relação de amor e ternura entre a Mãe de Jesus e aqueles que a Ela se consagram. Tal consagração compromete-nos a pôr ao seu serviço a nossa vida e as nossas coisas, a fim de procurarmos ser no mundo e na história o prolongamento da sua vida, da sua oração e dedicação a Jesus e à Igreja. Esta devoção teve o seu início no século XII, quando um grupo de eremitas começou a formar-se no Monte Carmelo, na Palestina, Terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que depois se foi estendendo ao mundo todo.  A palavra Carmo corresponde ao Monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou; e donde depois saía para defender a causa do Deus de Israel. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.
Os carmelitas veneram o profeta Elias, que é seu patriarca ou inspirador, quer dizer, seu modelo de vida; veneramos também a Virgem Maria, sob o título de Senhora do Carmo. Por que Jesus A entregou aos cuidados da Igreja nós nos alegramos de lhe chamar nossa Mãe e Irmã do Carmo!
Devido ao lugar de origem, esse primeiro grupo de eremitas foi chamado de Carmelitas. O lugar de origem é o Monte Carmelo. Lá, por volta do ano 93, esse grupo construiu uma pequena igrejinha dedicada à Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Carmelo.
Posteriormente os Carmelitas foram expulsos e obrigados a regressar à Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos. Foi assim que, mais uma vez, a perseguição deu origem a um espalhar de um movimento e ao crescimento da família do Carmelo.
Elias, profeta ardente, e a Virgem Nossa Senhora inspiram o andar em fé dos Carmelitas.
De Elias recebemos o gosto pela solidão e pela contemplação, pelo silêncio e escuta da Palavra de Deus. Como Elias também nós nos fortalecemos na comunhão com Deus, para com Deus partirmos ao encontro dos irmãos e fortalecê-los pelos caminhos do mundo.
De Maria recebemos o gosto de servir Jesus, de cuidar Dele e da sua causa, Dele e dos que sentem o apelo de O seguir. Gostamos de O seguir, de O ouvir e de guardar no coração as palavras que dão vida.
A celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo neste ano de 2013 coincide com o coração do Ano da Fé. Havemos, portanto, de contemplar o nosso peregrinar à luz do peregrinar de Maria, também ela caminheira da fé: «Feliz és tu, porque acreditaste»!
Como és bem-aventurada, Senhora do Carmo!
Pela fé geraste em teu seio com alegria o Autor da vida, e deste à luz o Filho de Deus.
Com a fé e a admiração dos simples adoraste a Deus feito menino que dependia dos teus peitos para se saciar, Ele que saiu do teu ventre e como fruto bendito de luz rasgou a nossa noite e iluminou o frio dos nossos dias.
A fé afeiçoou o teu coração delicado que se revelou um cofre forte onde guardavas todas as coisas de Jesus, especialmente aquelas que a determinado momento não compreendias.
(E quantas coisas tu não compreendias na vida e nas palavras de Jesus!)
Com fé viste partir Jesus em missão e partido o teu coração decidiste segui-L’O em fé, acompanhando passo a passo a sua missão.
Tu, Maria, foste a primeira e a mais fiel discípula de Jesus, e como discípula fiel o teu coração sossegava escutando e guardando a Sua palavra.
Em fé permaneceste unida a Jesus, seja na dureza dos caminhos ou no remanso dos beirais; ó companheira de Jesus, tu não fugiste a nenhum desconforto, a nenhuma dor, nem à hora da Cruz.
Em fé e contra toda a esperança aguardaste a ressurreição de Jesus e depois, entre a Ressurreição e o Pentecostes, saboreaste a frescura dos frutos da vitória de Cristo. Não reservaste para ti a alegria da vitória, mas prontamente transmitiste a memória fiel de Jesus Cristo a todo o corpo da Igreja que estava a nascer.
Em fé te contemplamos, tu que és do nosso povo e senhora das nossas vidas. Assim tu, assim nós: tu caminhaste em fé e nós confiando na Luz que nos trouxeste e tens em teu regaço, caminharemos em fé, seja qual seja a noite.
Pela fé acreditamos que foste elevada ao Céu, onde agora és Estrela que aponta o caminho.
Vês, Maria, as nossas dúvidas? Vês as nossas crises, os nossos sofrimentos, os nossos silêncios e as nossas lágrimas contidas? Vês? Nós te pedimos, ó Mãe e Irmã: ajuda-nos a ver em fé O que o olhar não vê! Ensina-nos a acolher aquela Luz que já se encontra em nosso coração! Dá-nos indicações que nos ajudem a caminhar e nos amparem a fé, sobretudo quando Deus se eclipsa e a fé se escurece!
Senhora do Carmo, Senhora da Luz, mostra-nos a alegria da fé e do seguimento de Jesus, devolve-nos o sabor do pão fresco e da frescura da Palavra. Conduz-nos à missão como testemunho feliz e nobre da fé.
Nós nos consagramos a Vós: torna belos os passos que caminham para Jesus e forte a fé que ilumina o caminho por onde ir ao céu!

Chama do Carmo I NS 196 I Julho 8 2013

Sem comentários: