quarta-feira, 10 de julho de 2013

Novena do Carmo, dia 4

Toda a existência humana está tecida de provações e alegrias e a vida de Maria, não escapou a este contexto humano, a esta alternância de dias sombrios e dias luminosos, de dias e de noites, de alegrias e provações. Maria, em cada momento da sua vida, como vemos no Evangelho, deixa-Se conduzir por onde Deus a leva, sempre dócil e totalmente confiante, obediente e disponível à Sua voz.
Maria está sempre pronta a acolher o momento presente como ele se apresenta, sem manifestar preferências ou queixas; está sempre disposta a partir as vezes que forem necessárias, porque está sempre disponível para acolher todas as vontades do Senhor a Seu respeito.
Assim, ao meditar e contemplar várias cenas do Evangelho, vemo-l’A sem abrigo e emigrante, itinerante, numa vida de instabilidade, mas sempre confiante e dócil, deixando-se levar e conduzir. Recordemos o recenseamento em Belém, o não ter encontrado lugar na hospedaria, a fuga para o Egipto e a pronta obediência ao sonho de José, o regresso a Nazaré depois da morte de Herodes, a caminho do Calvário… Nunca se escuta d’Ela uma queixa, uma palavra de não-aceitação.
Maria, nossa Mãe, Senhora do Carmo, sempre itinerante pelos caminhos da vontade de Deus, ajuda-nos a saber enfrentar todos acontecimentos com fé e confiança; ensina-nos a tua sabedoria e a escutar sempre a voz do Senhor; encaminha-nos sempre com a Tua mão carinhosa até ao Céu, nossa Pátria e morada definitiva.


(P. Joaquim Teixeira, pregador da Novena)

1 comentário:

«M» disse...

Maria, Virgem imaculada, Rainha do Carmelo, lembrai-vos que vossos Filhos Carmelitas do Monte Carmelo após o Pentecostes abraçaram o Evangelho e o anunciaram por toda parte, ensinado também todos a Vos conhecerem e amarem; e no Monte Carmelo Vos consagraram o primeiro templo do mundo em vossa honra. Dai-nos muitos missionários, que por toda parte vos façam conhecer, para a dilatação do Reino de Jesus.
Ave-Maria.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.