terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hoje é dia de São Rafael Kalinowski

 (1835 - 1907)
 
Joseph Kalinowski nasceu no dia 1 de Setembro de 1835, em Vilna, Polónia (actualmente Lituânia). A sua juventude foi dedicada à piedade e ao estudo, mas depois relaxou-se e decaiu. Foi professor de matemática, engenheiro que ajudou a projetar o trecho dos caminhos de ferro transiberianos entre Odessa/Kiev/Kursk; educador da juventude, Ministro da Guerra, tutor Real, vice-mestre de noviços, prior e provincial na Ordem dos Carmelitas Descalços.
Foi muito querido e elogiado por Alexandre II, da Rússia, mas na hora de defender a sua pátria defendeu-a contra a Rússia disposto a dar-se até ao sangue. Perdeu a guerra, foi feito prisioneiro nos frios campos de trabalhos forçados na Sibéria.
Aos 42 anos pediu para ser carmelita e entrou na Ordem do Carmo na Áustria, por não haver Carmelitas Polónia. Fundou inúmeras obras católicas na Polónia e na Ucrânia, sendo a mais proeminente delas um mosteiro em Wadowice, Polónia. Foi ali que morreu, em 1907.
Quinze anos mais tarde, em 1922, Karol Wojtyła, o futuro Papa João Paulo II, nasceria naquela mesma cidade.
Como religioso Carmelita o padre Joseph escolheu o nome "Rafael de São José". Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1983, em Cracóvia, diante de uma multidão de dois milhões de fiéis. Em 1991, o mesmo Papa canonizou aquele homem que havia sido o seu herói de infância. Rafael foi o primeiro frei da Ordem dos Carmelitas Descalços a ser canonizado desde São João da Cruz.


Sem comentários: