sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Memória dos primeiros mártires Carmelitas Descalços: Dionisio da Natividade e Redento da Cruz

Celebramos hoje a memória dos primeiros mártires Carmelitas Descalços. São os Bem-aventurados Dionísio da Natividade e Redento da Cruz. Dionísio foi baptizado com o nome de Pedro Berthelot, era cientista filho de marinheiros, oriundo de Honfleur, Calvados, França, onde nasceu em 1600. Aos vinte anos serviu a armada holandesa, mas rapidamente se colocou ao serviço de Portugal. Foi ordenado sacerdote na nossa Ordem, depois de em vão ter tentado ser jesuíta.
Era exímio condutor de naus, que não era coisa de somenos. Já Carmelita participou na defesa dos interesses da Coroa Portuguesas, em Goa.
Redento da Cruz nasceu em Cunha, Paredes de Coura, diocese de Braga, em 1598 e foi baptizado com o nome de Tomás Rodrigues. Aos 19 anos abandonou o terrunho natal, fez-se militar, partindo na aventura das Descobertas que tanto seduzia a juventude portuguesa de então. Conheceu a glória das armas na Praça de Meliapor onde serviu como capitão.
Os destinos de ambos cruzaram-se no Convento do Carmo de Goa. Por fim, juntamente com mais sessenta companheiros sofreram o martírio no dia 29 de Novembro de 1638, na cidade de Achem, Ilha da Sumatra, Indonésia, às mãos dos muçulmanos.
Foram beatificados em 1900 pelo Papa Leão XIII.

Sem comentários: