sábado, 15 de março de 2014

Dez ideias para a Quaresma


Quaresma. Para mudar é preciso tempo, para rezar também. A Quaresma é generosa em tempo e espaço para mudar e para rezar: 40 dias! Do que precisamos mais para além de tempo? – De cair na conta que Deus é imensamente paciente connosco e que a nossa vida tem de entrar em rota de mudança.
O texto que segue abaixo não tem nada de original. É até talvez um pouco cansino por repetitivo. Mas vale com certeza a pena reler a matéria há muito dada. A Quaresma, como se sabe e é uso entre nós, convoca para a oração, a a frugalidade e a partilha, para a atenção à fragilidade dos sinais que nos apontam para a fonte da vida, para, enfim, o descentramento de nós e a atenção ao irmão, sobretudo se é débil.
O programa da Quaresma é bem conhecido. E o caminho por onde devemos ir é sempre novo porque é Deus que nos leva por ele. Leia calmamente as dez ideias que seguem: São para cumprir, mas não é necessário que as cumpra todas. Talvez uma, talvez duas, talvez apenas aquela que mais esteja ao seu alcance. E pela qual melhor alcance a mudança. Quer tentar? Não se deprima, basta que tente. Que Deus ajuda. Experimente que ainda vai a tempo!

1. Medite o Evangelho
Medite diariamente na força da boa notícia do Evangelho de Jesus Cristo, no valor supremo da Sua morte na cruz e na grandeza do Seu amor por si.

2. Reze diariamente
Eleve o pensamento para Deus e reserve no seu dia-a-dia um pouco de tempo extra para a sua oração pessoal, tanto de manhã como à noitinha.

3. Leia a Sagrada Escritura
Guarde algum do seu tempo pessoal para ler diariamente a Bíblia. Ao longo da Quaresma poderá, por exemplo, ler o Evangelho de São Marcos, cujo texto se centra especialmente na cruz do Senhor.
Cuide especialmente da leitura espiritual no cume da Quaresma – a Semana Santa; a que precede o glorioso domingo de Páscoa.
O sítio do Secretariado Nacional de Liturgia oferece as leituras da Missa diária; veja em http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/default/default.asp

4. Desista de algo
Uma prática habitual da Quaresma consiste em privar-se de algo prazeirento – do contacto com a tecnologia, redes sociais, guloseimas, café, tabaco, álcool, etc. A Quaresma é o tempo ideal para considerar o excessivo e constrangedor poder que determinadas coisas exercem na sua vida.

5. Inicie um bom costume
Procure iniciar um bom costume: procure realizar algo de bom e interessante nesta Quaresma. Verá que poderá surpreender-se a si mesmo. Se você é pessimista, procure ser mais positivo. Se você é uma pessoa crítica por natureza, esforce-se por ser mais constructivo.
Implore ao Espírito Santo que o ilumine sobre a maneira como pode ser ajudado.
Medite diariamente na força do evangelho de Jesus Cristo, no valor da Sua morte na cruz, na força do amor de Deus por si.

6. Partilhe o seu tempo
Ao menos neste tempo considere que frequentemente esbanja tempo. Por isso, partilhe-o como voluntário na sua igreja ou na sua comunidade.

7. Cuide do tempo
Durante a Quaresma guarde o seu tempo para as suas aprofundar as meditações, orações, reflexões. Dar-se tempo a si mesmo ajuda a valorizar-se a si mesmo e o tempo propício e santo da Quaresma.

8. Reserve tempo para a sua família
Se tem filhos estabeleça um programa para toda a Quaresma para estar mais com eles, que filhos sós inseguros são. O tempo dado à família jamais é tempo perdido. Pegue na sua família e vá fazer uma caminhada ou um piquenique descontraído. Ou então dedique com a sua família um dia de voluntariado dedicado a alguém.

9. Partilhe o seu dinheiro
Tem a certeza de que usa bem o seu dinheiro? Durante a Quaresma ofereça um pouco mais de dinheiro (ou dos seus bens) à sua igreja ou em favor da sua obra de caridade preferida.

10. Perdoe os demais
Existe alguém no seu contexto familiar, profissional ou de amizade a quem deva perdoar? Não guarde ressentimento por mais tempo. Reze por essa pessoa e peça a Deus que o ajude a enfrentar o ressentimento e a oferecer-lhe perdão.

Chama do Carmo I NS 220 I Março 16 2014


Sem comentários: